quarta-feira, dezembro 05, 2012

A CLASSE DE GASPAR E PASSOS COELHO

Nestes dias foi bem visível a classe dos nossos governantes, Vitor Gaspar e Passos Coelho, face àquela história de termos ou não as mesmas condições que a Europa concedeu à Grécia. Lembremos : a Europa permitiu à Grécia ter juros um pouco mais baixos e, muito importante, deu-lhes um prazo bem mais alargado para começar a pagar a dívida. Num primeiro momento, um responsável da burocracia Europeia insinuou que Portugal e a Irlanda iriam beneficiar dessa decisão. Gaspar e Coelho, compreensivelmente, desdobraram-se em afirmações e explicações sobre o tema, encantados com a ideia.
A Europa, porém, já não conhece a palavra solidariedade a menos que seja obrigada. A Europa faz tudo para não gastar uns tostõezitos. A Alemanha, a França e a presidência da Europa começaram logo a dizer que no seu entender, se fossem Portugal e a Irlanda, nunca pretenderiam que lhes fossem aplicadas as mesmas soluções que a Grécia. Seriam muito mau, os mercados levar-nos-iam a mal, nunca mais nos emprestariam dinheiro ... Argumento esfarrapado, quase todos os analistas afirmaram que os mercados apenas se preocupam com a potencialidade dos países para pagar as suas dívidas, não mais. Ou seja, a Alemanha, a França e a comunidade estão-nos a enganar, a ver se não reclamamos o mesmo tratamento ...
Tudo bem, pessoalmente, nesta fase da Europa, eu não esperava outra atitude.
De quem eu esperava uma atitude bem mais firme era de Gaspar e Passos. Ludibriados, manipulados, é um desconforto, uma vergonha nacional vê-los "meter a viola no saco" e começar imediatamente a repetir os argumentos da Europa  ! Meu Deus, é a indignidade total, esta gente desconhece a verticalidade da coluna vertebral e ignora completamente o que significa representar um país.
Estes dois senhores não podem relacionar-se com a Europa como estão habituados a fazer na sua vida privada : sempre a obedecer, sempre a agradar aos chefes, como unica forma de defender colocações e tachos. Estes senhores deviam frequentar um curso rápido do que significa e exige falar em nome de um País autónomo, defender os seus interesses antes de mais nada, pondo de lado simpatias e receios de ofender os poderosos.
Repito : foi lamentável o que sucedeu. Envergonharam o País e a eles próprios.
Até aquele senhor que habita Belém se viu obrigado a sair do seu voto de silêncio, hoje, e reafirmar publicamente qual deve ser a atitude de Portugal : exigir melhores condições de juros e prazos para pagamento.
Percebe agora, leitor ( é retórica, o leitor já o percebeu há muito ) porque motivo eu comecei, há uns tempos atrás, a falar de traição a Portugal por parte de Gaspar e Coelho ? Como vê, ao acatar as desculpas esfarrapadas da Europa deixaram de defender os interesses reais de Portugal !!!
Até quando nos vamos deixar representar por pessoas que não defendem os nossos interesses ?

.

Sem comentários:

Enviar um comentário