terça-feira, janeiro 31, 2012

A ERA DAS AGENDAS ESCONDIDAS

Nunca fui adepto das teorias da conspiração. Nunca admiti que o Mundo fosse efectivamente regulado ou planeado por organizações secretas tipo Opus Dei, Maçonaria ou Bilderberg Club. Não sou nenhum ingénuo, sou antes muito pragmático e cartesiano.
Porém, nos últimos tempos, começo a pensar que há muitos factos que só podem ser explicados se as pessoas envolvidas tiverem objectivos diferentes dos declarados.
Não concordam ? Querem que aclare a ideia ? Então vamos lá.

Facto nº 1 - a crise na Europa tem vindo a piorar sempre, nos dois ultimos anos. Para qualquer observador atento, a discrepância é total entre as medidas que a srª Merkel "inventa" para a Europa e aquelas que seriam indispensáveis ao combate eficaz à crise. Toda a gente diz que assim não vamos lá ...

Interpretação nº 1 - não sendo a srª Merkel estúpida, nem a restante classe política da Alemanha, não sendo a história alemã propriamente uma história da Branca de Neve em relação ao resto da Europa, teremos então de admitir que os objectivos da Alemanha não são apenas os da defesa do euro e da ajuda à recuperação da Europa. Claro que não, a Alemanha tem, quase de certeza, uma agenda escondida para esta situação da Europa. E essa agenda não é, seguramente, o reforço da autonomia e independência económica dos velhos países soberanos da Europa. Apostaria que é exactamente o oposto.

Facto nº 2 - em Portugal, as medidas exageradas de austeridade impostas pelo Governo estão a destruir rapidamente os frágeis equilíbrios económicos do nosso país. Sem expectativas, sem esperança, corroídos por um sentido enorme de injustiça e desigualdade de tratamento, os portugueses estão a perder a coesão nacional e a não acreditar no futuro do país.

Interpretação nº 2 - os membros do Governo, apesar da inexperiência e leviandade, não são pessoas estúpidas, estão a ver o que acima descrevi. Então porque insistem ? A resposta só pode ser porque a sua preocupação primeira não é o combate à crise, nem sair dela o mais depressa possível. Neste caso, a agenda escondida é a destruição do estado social e a criação de uma sociedade toda virada para o investimento privado, em todas as áreas sociais e económicas. No meu entender, é esse o verdadeiro e não confessado objectivo do actual Governo.

Escuso-me de apresentar mais exemplos. Vivemos de fato uma era de mistificação, de intenções camufladas, de objectivos escondidos.
Ou então, todas estas pessoas no poder, tanto na Europa como em Portugal, não passam de aprendizes de feiticeiro, muito, muito incompetentes...
Eu não apostaria nessa explicação.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário