domingo, agosto 08, 2010

TONTICES, INCOMPETÊNCIAS & INCONGRUÊNCIAS

Com a idade, fui-me desinteressando de fenómenos mais imediatos e, em compensação, dou comigo a pensar em coisas simples, mas de escala nacional.
Cheguei à conclusão, por exemplo, que Portugal é um verdadeiro repositório de coisas que não fazem sentido. Nada parece jogar certo.
Querem ver ?
Temos um salário nacional mínimo de 475 euros, mas um bilhete de ingresso para o Jardim Zoológico custa 25 euros, um bilhete de futebol anda pelo mesmo preço e uma refeição normal modesta nunca menos de 10 euros. Um gestor de topo atinge facilmente 10.000 euros ( fora prémios, cartões e carros ) e um Juiz 5, 6 ou 7.000.
Os transportes públicos são relativamente baratos, mas a CP, o Metro, a Carris e todas as outras empresas públicas do sector vivem com dívidas de milhares de milhões de euros. Os hospitais não param de nos surpreender, sejam os públicos sejam os de gestão empresarial ou os de parcerias público-privadas : mais uns milhares de milhões de dívidas. As autoestradas são um mistério para mim, não percebo onde iremos buscar dinheiro para manter toda esta asfaltagem desenfreada.
A Justiça, cujos agentes não se podem queixar de ganhar pouco, está quase totalmente paralisada e não se vê jeito de mudança. A Procuradoria-Geral da República é uma instituição onde, ao que parece, cada um faz o que quer e a mais não é obrigado. Incluindo proteger os amigos.
Mas que raio se passa connosco, afinal ?
Somos, de facto, muito maus a organizar e muito pouco produtivos no trabalho ? Ou temos empresários da carochinha e, ainda por cima, forretas e egoístas ?
Os nossos trabalhadores têm baixa produtividade ou os nossos empresários é que não investem um euro em equipamentos, inovação e processos de trabalho ? Ou acham que os empregados é que devem fazer isso ?
Muitas coisas não podem ser pagas a preço de custo ( os bilhetes para os transportes públicos ) porque ficariam muito caros ou somos nós que temos uns salários de miséria ?
A "história" que muitos economistas nos querem vender, que não podemos pagar salários mais altos por causa da baixa produtividade, não se aplica aos empresários e gestores ? Esses têm sempre altíssimas produtividades ?
Que vai Portugal fazer no futuro, depois de termos placidamente assistido à destruição da nossa agricultura e das nossas pescas ? Vamos todos para o turismo, servir à mesa no Algarve ?
Uma ultima questão : não é para pensar NESTAS COISAS E DAR-LHES SENTIDO QUE PAGAMOS A GOVERNANTES, PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DEPUTADOS ? Aparentemente, tem sido dinheiro deitado à rua.
É tudo assim tão difícil ? Com todos os diabos, meus caros senhores, quando é que alguém mostra que tem uma ideia de conjunto para este País desengonçado e envergonhado ?
Ou a culpa, afinal, é da Constituição ???

Sem comentários:

Enviar um comentário