segunda-feira, agosto 09, 2010

AS MAFIAS DO GÁS - 2

Voltemos então à história tenebrosa das mafias do gás em Lisboa.
O que vou narrar é real, verdadeiro e muito recente.
Para resolver um problema de estanqueicidade num troço de 3 a 4 metros de tubagem na sua loja, a minha amiga chamou um responsável de uma firma credenciada pela GDL. O senhor X. veio, viu a natureza do problema, disse que iriam resolver aquilo injectando uma resina XPTO e propôs 620 euros. A tal resina devia incluir compostos de ouro ou platina.
A minha amiga achou muito, telefonou-lhe e ele baixou para ... 600 ! Generoso, o homem. No dia seguinte, à hora combinada, aterra uma carrinha à porta da loja, entram na loja dois tipos novos e inquirem, ameaçadoramente : "Quem é que nos vai pagar ? Nós recebemos sempre à partida, são 250 euros mais IVA ! ".
Bem, a minha amiga, fosse pelo tom brusco e de ameaça ou pelo facto destes falarem em 250+IVA enquanto o "outro" falava em 600, disse logo que sim e pagou-lhes.
Uma horita depois, com a tubagem já "enresinada", os rapazes entregam a factura / recibo e o termo de responsabilidade e põem-se na alheta.
No dia seguinte, a fiscalização do gás vem e declara a questão solucionada, podem abrir o gás !
Eis que a minha amiga, intrigada, recebe um telefonema do senhor X, o tal dos 600 euros, com uma conversa mole do tipo "Então sabe que já tem gás ? O problemazinho já foi resolvido ... ". E a minha amiga : "Ah, sim, pois foi, até tenho um recibo do trabalho e o certificado de responsabilidade, tudo por 250 euros + IVA ... ".
O senhor X fica um pouco atrapalhado, faz uma tosse seca e despede-se, dizendo que há-de passar pela loja para explicar tudo ... Pois, então passe, diz a minha amiga.
Não creio que possa explicar nada que já não saibamos : uma pequena firma, a quem ele encomenda trabalhos, levou 250 euros mais IVA por um trabalho pelo qual ele iria cobrar 600 !!!! Esqueceu-se de avisar os capangas, o sr. X ! Imperdoável !
São 100 % de lucro, apenas por arranjar trabalho aos outros, aos seus subempreiteiros que, com a pressa de receber, revelaram logo todo o esquema.
E é assim que vamos vivendo, neste mundo de grandes e pequenos tubarões, onde toda a gente tem ordem não para matar, como o 007, mas para roubar, da forma que puderem.
Que me dizem a isto ? Não temos uma sociedade maravilhosa ?
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário