segunda-feira, julho 12, 2010

SOBRE AS COISAS DA CULTURA ...

Confesso humildemente : não percebo nada daquilo a que se convencionou chamar o mundo cultural em Portugal. Tenho sérias dificuldades mesmo ao nível do léxico que é usado por essa gente. Aquilo que eu pensava ser a cultura, em sentido lato, é algo completamente diferente para os "entendidos", afinal.
Leio coisas como esta, a propósito da demissão de um senhor que desempenhava funções de "director-geral das artes" e da nomeação do seu substituto :
"De acordo com o Ministério da Cultura, João Aidos tem uma "vasta experiência e reputação no meio cultural português, ligado a inúmeros projetos no âmbito da Rede Nacional de Teatros e Cine-Teatros, gestor, programador, produtor e engenheiro projetista com profunda ligação à rede e tecidos culturais em todo o território nacional.
Licenciado em teatro, João Aidos desempenhava até hoje funções de diretor artístico do Teatro Virgínia, em Torres Novas."

Pasmo. Fico mesmo aturdido com a experiência deste senhor. Para já, ser director artístico do Teatro Virgínia, em Torres Novas ( que eu conheço e é uma coisa bem-intencionadinha de província ) não me parecia ser grande recomendação. Engano meu, o senhor é licenciado em Teatro ( o que raio é, aqui para nós, ser licenciado em teatro ? ) e, além de outros predicados, é "engenheiro projetista com profunda ligação à rede e tecidos culturais ...".
Boa. Afinal ser licenciado em Teatro implica engenharia de projecto. Ou melhor, de projeto. Porreiro, pá. Neste ponto, até a licenciatura do nosso Primeiro-Ministro me parece bem, devo dizer.
Adiante. Tentei ir mais longe e fiz uma pesquisa exaustiva do que é a tal CULTURA de que fala esta gente. Pasmem, óh gentes ignorantes e longes de Deus e da Cultura : temos uma Ministra da Cultura e uma data de directores-gerais para estudarem, regulamentarem e atribuirem SUBSÍDIOS estatais a diversos grupos de teatro, cinema e músicos nacionais, que sem eles ( os subsídios ) acabariam por perecer, acabando-se a cultura.
Se bem entendo, pois, a Cultura, para esta estrutura burocrática, é apenas uma mancha de necessitados a precisar de uns cobres para produzirem ... cultura. Cultura igual a subsídio, portanto.
Depois de saber isto, fico mais satisfeito, claro. Já percebo para que precisamos nós de uma Ministra da Cultura, caramba !
Olhem, sabem que mais, agora sem gozo ? Tudo isto é de uma imensa mediocridade, faz pena, dá vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo, sei lá ...

Sem comentários:

Enviar um comentário