domingo, novembro 08, 2009

CORRUPÇÃO E SEGREDO DE JUSTIÇA

De todas as reacções ao recente caso de corrupção envolvendo ex-políticos ( do PS, neste caso ) convertidos em gestores, acho particular piada aos que se mostram muito preocupados com as quebras do segredo de justiça.
De facto, essas pessoas não se mostram indignadas com a crescente disseminação do virus CORRUPÇÃO na nossa sociedade ; também não me parecem particularmente apreensivas quanto á proximidade perigosíssima entre essas pessoas “infectadas” e os centros do poder político ; finalmente, não os oiço censurar as “ligações perigosas” dos políticos que vão ocupar cargos de gestão em organismos públicos ( e privados ) ...
Não, esses senhores estão preocupados é com aqueles que deixam sair esses factos para o conhecimento público. Ou seja, o mal não está na coisa em si ( na corrupção ), o drama reside na difusão pública da coisa.
Admito que não seja exactamente esta a leitura dessas pessoas. Contudo, se atentarem bem no que dizem, esta é uma interpretação legítima que imediatamente se retira.
Acresce outro ( grande ) pormenor : já alguém se preocupou em tentar perceber porque acontecem tantas fugas de informação ? Já ?
Para mim há uma razão óbvia. Se eu fosse investigador da PJ e descobrisse factos graves e ilicitos que envolvessem figuras gradas da vida política nacional, provavelmente também eu faria chegar ao conhecimento publico parte desses factos. Estão a ver porquê, não estão ?
Ah pois ... é que assim seria muito mais dificil alguém escamotear esses factos, ou esquecer-se deles debaixo de uma resma de papéis e de nunca mais chegarem a julgamento.
Pois ... assim vistas, as fugas de informação mais não serão que manifestações claras de desconfiança na máquina da justiça, em todas ou algumas das suas fases.
Não sei, ao certo, se é essa a explicação ou não, confesso.
Mas que faz todo o sentido, faz. O que não faz sentido é perante toda esta vergonha ( ou falta dela ) pormo-nos a lamentar a quebra do segredo de justiça ...

Sem comentários:

Enviar um comentário