sexta-feira, outubro 16, 2009

POR VEZES, ATÉ ARREPIA VER TELEVISÃO !

Ouvi esta noite, na SIC, um comentador afirmar, com ar pomposo e de grande conhecedor, que as aulas de substituição foram um dos grandes marcos da política de ensino de José Socrates. Isso e o Ensino Técnico.
Bom, uma pausa para digerir o meu espanto.
Suponho que este aspecto é uma das explicações da mediocridade do nosso País no contexto europeu e até mesmo mundial. Temos sempre um tipo disposto a afirmar pomposamente coisas deste tipo. E até acreditam nelas.

Vamos lá ver.

Primeiro – as aulas de substituição são meras aulas de diversão dos alunos, apenas úteis para não lhes permitir andar pelas Escolas a gritar e a fazer asneiras. Em 80% ou 90% dos casos essas aulas são dadas por professores de outra área curricular que nas aulas fazem jogos, falam disto e daquilo ou mandam os alunos fazer coisas irrelevantes. Do ponto de vista educacional, as aulas de substituição NÃO valem um chavo.
Desafio : porque não pedem uma avaliação externa e independente a essas aulas ?

Segundo – ensino técnico ? Apenas digo isto : que ensino técnico ?

Se, como no caso deste comentador, estes são os pontos fortes de José Sócrates no Ensino, então estamos conversados, a política do Governo no Ensino foi absolutamente ineficaz.
Cada um que julgue por aquilo que conhece. Nada de mitos ou de marketing. Chega.
É preciso decência e fidelidade á verdade. Estou farto deste faz de conta, precisamos todos que o Ensino funcione. E não é assim que lá vamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário