quinta-feira, outubro 15, 2009

CRISE ? NADA QUE NÃO SE RESOLVA COM UNS DESPEDIMENTOZITOS !

Este Mundo não tem mesmo ponta por onde se lhe pegue. É ... redondo, não tem pontas. Ou melhor, até tem, mas não dá geito nenhum pegar no Mundo pelo cimo dos Himalaias. Não tem pegas.
Esta história das pontas porquê ? Porque acho que não existe nem esperança nem salvação para este Mundo. Lembram-se dos detalhes do princípio da crise, não lembram ? Os bancos e outras instituições financeiras a comercializar produtos financeiros que não valiam mesmo nada, sempre a preços crescentes, cotados em Bolsa a valores estúpidos ? Lembram-se também dos prémios gigantescos que os gestores de topo destes organismos auferiam , em percentagem do volume de vendas, e de como foi dito que isso precipitava as transacções sem sentido e sem o mínimo de sustentação ?
Lembram-se da euforia das bolsas com produtos tontos,sem qualquer conteudo ? Lembram-se de como tudo isso fazia lembrar uma gigantesca Dª Branca ?
Por ultimo, lembram-se de todo o Mundo começar a afirmar que era preciso mais regulação, que se tinha que acabar com estas coisas ?
Pois bem, que aconteceu, de real, de então para cá ?
Eu digo-vos : NADA.
Só palavras, apenas intenções.
Os bancos voltaram ao mesmíssimo esquema, estão a embalar para uma nova “bolha”, os gestores de topo voltaram a arrebanhar quantias fabulosas ( entre nós, até Pinto da Costa recebeu da SAD do FCPorto a módica quantia de 700.000 euros, da ultima época de futebol ! ), os off-shores estão nos mesmos locais ( que normalmente é em locais onde há shores ... ), os barrigudos do costume já reataram as mesmas operações financeiras que ninguém entende mas que continuam a render dividendos com dois digitos ... enfim, voltou tudo à mesma.
Tudo à mesma, não. Todo este dinheiro tem que vir de algum lado, uma vez que nenhuma destas operações financeiras produz, de facto, qualquer valor .
Tudo na mesma, não : o numero de desempregados aumentou em milhões, em Portugal e no Mundo inteiro, o numero de pessoas com fome no Mundo cresceu bruscamente, todos os desequilibrios sociais se acentuaram.
Então, no fundo e em síntese as crises são apenas isso, não é ? Momentos onde o grande capital se reacomoda e ganha forças, sacrificando para isso mais uns milhões de pessoas.
Ou não é ? Há por aí alguém que tenha argumentos sérios para me provar que não é assim ?
Já não tenho ilusões nem esperança. Apenas pergunto : será inevitável tudo isto ?

Sem comentários:

Enviar um comentário