sábado, março 07, 2009


DE NOVO O PETRÓLEO !!

Os motivos da subida brutal do petróleo, há uns meses, estão bem patentes nesta notícia de hoje, sábado, no Público. O petróleo não é, com as actuais regras dos mercados, um bem de consumo, que se compra e vende para ser usado como petróleo, mas sim um produto de investimento, para comprar hoje a um preço e vender daqui a uns dias, por um preço muito superior. Ou seja : permite-se que o petróleo, matéria-prima essencial no Mundo de hoje, seja usado como meio de especulação, como forma de criação artificial de mais-valias financeiras.
Foi assim durante a gestação desta presente crise financeira e económica, está hoje de novo a ser assim. Quando ninguém já conseguia fazer dinheiro com aqueles produtos financeiros fraudulentos que nada valiam, todos os grandes investidores apostaram nos cereais, primeiro, e depois no petróleo. Até os Fundos de Pensões americanos. Toda a gente do meio sabia, ninguém ou quase ninguém o disse ou se ralou com isso.
Porquê ?
Porque ninguém via ( nem hoje vê ) alternativas para este imenso jogo de Dª Branca. Ninguém sabe como parar esta incessante e obrigatória escalada de fazer mais dinheiro, cada vez mais dinheiro, a partir do que existe. Ninguém sabe como substituir esta lógica suicida por outra qualquer que seja sustentável. Nem ninguém parece muito preocupado com isso, diga-se em abono da verdade. Ou quase ninguém. Quando aparece alguém chama-se-lhe extremista ou esquerdista e pronto, está resolvida a questão.
Esta terrível espiral é a mesma que leva ao inexorável esgotamento dos recursos naturais do planeta, à destruição das florestas, à poluição dos mares, à subida imparável da temperatura média, á destruição de todos os valores morais.
Pensam que estou a exagerar ?
Quando todos os políticos da Europa e dos Estados Unidos andam por aí a gritar que querem construir uma nova ordem financeira mundial, porque raio é que nem sequer conseguem riscar do mapa os off-shores ? Como é que nem sequer conseguem restringir as transacções de matérias primas como o petróleo às companhias de refinação e de comercialização ?
Porque é que ninguém tem a coragem de confessar que a economia mundial está completamente dominada pela actividade financeira especulativa ?
Porque é que falam em regulação e não em destruição e substituição ?
Porque é que ninguém consegue explicar a necessidade aparentemente imperiosa de crescer sempre, de ganhar sempre mais dinheiro, de produzir sempre mais automóveis, mais computadores, mais tudo ?
Sabem do que precisávamos ?
De mais modéstia. De menos cupidez. De mais simplicidade na vida. De menos fausto e manias das grandezas. De menos vencimentos milionários, como se esses tipos que os ganham valessem alguma coisa como Homens, como lideres ou como gestores. Como se viu. Ficções, contos de fadas, fábulas modernas.
Que mundo este, onde o grande objectivo do Homem é adorar o dinheiro !!

Sem comentários:

Enviar um comentário