segunda-feira, maio 10, 2004

O meu ultimo texto mereceu o seguinte comentário de uma amiga minha, de resto professora experimentada e com êxitos averbados na sua carreira.
Cito :
“Hoje em dia, é convicção geral que a aprendizagem depende, antes de mais, da actividade do aluno. E se assim é, isso obriga a redefinir o papel do professor. Assim sendo, não faz qualquer sentido uma perspectiva que continue a encarar o trabalho dos docentes como o de distribuidores exclusivos do saber. Qualquer docente tem de saber assumir-se essencialmente como criador de situações de aprendizagem e como organizador de trabalho escolar. O discurso magistral tem de ceder lugar a um saber construído interactivamente através de uma actividade disciplinada, com regras comumente assumidas e estabelecidas e que justifique, verdadeiramente, a designação de trabalho.”

Leram ? Concordam ?
Também eu.

E, contudo, não vos sei bem explicar porquê, foi sempre assim desde que o 25ABRIL levantou a tampa do caldeirão : no sector da Educação, nunca duas pessoas concordaram com nada, houve sempre a tentação de transportar para o interior do sector as realidades e análises da vida política circundante. Desta forma, todo o ensino que existia foi apelidado de autoritário, fascista, elitista, magister dixit, eu sei lá. E não era ? Era um pouco disso tudo, sim, mas era também outra coisa : um sistema profundamente testado pelo tempo e do conhecimento de todos os agentes de ensino, quase de olhos fechados. O numero de alunos abrangidos era ínfimo ( aí sim, aí é que residia o essencial NEGATIVO do seu carácter elitista, não nos programas nem na relação professor-aluno, mas enfim ... ) o que permitia uma grande eficácia no seu funcionamento.
O 25ABRIL destapou, como já disse, o caldeirão. Tudo foi posto em causa. Programas, métodos, formas de acesso, professores ... a palavra de ordem foi abater, destruir. E foi isso que sucedeu, note-se. A relação professor-aluno foi destruida, “fascista” que era, e em seu lugar apareceu ... nada, apareceu um granel incomensurável, o vazio total de autoridade, como se sabe. E é óbvio que, numa situação caótica, não há programa nem método que resultem ....
Contudo, sabem o que suedeu então ? Vindos das profundezas de uns vagos mestrados em Ciências da Educação tirados não sei bem onde, uma pleiade de arautos ( arautas, tb ! ) dos novos métodos invadiram o Ministério, chateando o juízo a quem os queria ouvir : que nada, que era preciso centrar o ensino no aluno, que a criatividade assim e assado, que era preciso destruir o ar magistral do ensino, que as criancinhas sabiam muito bem como queriam aprender, etc..etc ...
E tumba, saía reforma.
O pior é que mudava o Governo ou os funcionários superiores do Ministério e tumba, os outros eram uns estúpidos e eles é que sabiam, vá de fazer outra reforma.
Entretanto, como traço comum a todas estas reformas, aquilo a que eu chamo a política da cobardia pedagógica : era preciso fazer coisas cada vez mais atraentes, era preciso que os programas pudessem competir com os jogos de computador, o objectivo era o ensino sem dor, a aprendizagem alegre, tudo numa boa sem qualquer tipo de trabalho ou suor ...
E o mito do bom aluno ganhava raízes, como já anos antes ganhara o do bom selvagem. Os homens tendem muito a esquecer, sabem ? A verdade é que o ambiente nas nossas Escolas era e ainda é , em muitos casos, o do encontrão de alunos aos professores nos corredores ... o medo dos professores de verem os seus carros riscados, a subserviência perante alunos cretinóides que ameaçam bater em professores e os apelidam de filhos da puta, em plena aula e nas calmas, sem que nem sequer uma repreensão mereçam em seguida ... E se julgam que minto ou exagero é porque, de facto, nunca viram uma Escola nos dias de hoje. Eu vi e trabalhei numa, pelo menos.
Resultado de tudo isto : os alunos acabaram por fazer aquilo que é o seu interesse imediato, ou seja fugir ao trabalho e dedicarem-se aos shots do Bairro Alto, com a complacência dos papás e dos senhores professores, ambos absolvidos pelos pedagogos da liberdade no ensino.
( exceptuam-se sempre aqueles alunos que são sempre bons alunos seja qual for a tormenta, claro )
E depois ?
Bem, quando me falam em interactividade, fico com os cabelos em pé. Percebem porquê ?
Hoje entende-se que a aprendizagem depende essencialmente da actividade do aluno .... diz-me a minha querida amiga.
E quando é que não era assim ?
Precisamente por se saber que dependia em muito da atitude do aluno é que , sabiamente, se criavam mecanismos para incentivar e controlar essa atitude. Desde trabalhos para casa até aos exames nacionais obrigatórios, passando pelas chamadas, perguntas para o lugar, etc ...
Hoje, toda esta panóplia de armas do professor está posta em causa. São armas fascistas que ameaçam ou a liberdade dos alunos ou o seu tempo livre, tadinhos ...
Então, como vamos criar neles essa atitude ?
Reune-te com os teus colegas e discute o conceito de batata ? Ehehehe, esta é màzinha, não é ?
Ou vamos todos discutir em conjunto e escolher o tema da aula de hoje ?
Ou quem acha que se não devia aprender Matemática ?
Ai meu Deus, que grandes confusões e buracos Abril abriu ...
Já longo este solilóquio, ainda lhe junto mais estas farpas, dirigidas a ninguém em especial, apenas a todos nós que somos sempre tão prontos a aderir a todas as coisas novas :

1º) o discurso magistral conduziu a resultados práticos incomparavelmente superiores aos actuais, em termos de eficácia e até de eficiência. A sua não aplicabilidade, nos dias de hoje, deriva mais da sua não adequação “democrática” que da falta de eficácia técnica.
O autor, e muita gente ainda como ele, foi “vítima” desse tipo de ensino e a verdade é que aprendeu. E nem sequer recorda os seus professores como algo distante e “magistral”.

2º) por oposição ao discurso magistral criou-se hoje um discurso quase que maliciosamente inverso, em que, em nome da “interactividade”, aqueles que sabem se diluem na sala de aula, em detrimento daqueles que não percebem patavina da matéria. Lindo. Casos conheço em que a sala de aulas parece uma miniatura da Assembleia da Republica, que, como se sabe, é o paradigma do saber e da eficácia.

3º) toda a gente ligada ao Ensino parece ( curiosamente ) mais interessada na discussão e na experimentação de pedagogias, didácticas, filosofias, etc... que em resultados concretos no sector onde trabalham.

4º) a questão do magistral versus interactividade, bem como da memória versus a sua recusa ( pelos mesmos motivos ideológicos, a negação da autoridade ) conduziram a situações caricatas, como a de alunos de engenharia, entrevistados á porta do IST, evidenciando o seu desconhecimento quanto ao resultado de 8 vezes 9 ...

5º) abandonar um qualquer método estabilizado sem que um outro o substitua, funcionando igualmente de uma forma suave e oleada, resulta em desastre certo.
Toda esta gente ( gente competente e dedicada, na sua maioria ) parece ter esquecido a velha mas sempre infalível verdade : é preferível um mau método que funcione bem, e ao qual toda a gente esteja adaptada, que um método excelente que não funcione minimamente, por ser pouco familiar aos agentes de ensino ou por não existirem condições exteriores que o viabilizem.

6º) Se persistirem objecções ideológicas ou outras a um método que prefira a eficácia à “interactividade”, então que se declare o estado de sítio no ensino. A calamidade bem o merece, e , nesse caso, como se sabe, os direitos e liberdades sofrem algumas restricções em nome do bem comum. Assim se faça, é preciso que a nossa malta comece a saber alguma coisa de jeito, caraças. Mesmo que seja através de métodos magistrais, ditatoriais ou outros que tais.

Que me desculpe a minha amiga este desabafo. As ideias que defende estarão correctas, são generosas, mas talvez não sejam aplicáveis a um “tempo de guerra” como o que se vive no ensino... e a verdade é que os ultimos vinte ou trinta anos no ensino em Portugal foram catastróficos. E ela é uma das que bem o sabem e contra isso lutam no dia a dia.
Apesar de tudo, como sempre assim foi, que cada um faça como quiser ... mas, repetindo a minha divisa criada há dias : ENSINEM, PORRA !!
Quanto aos senhores alunos, interactivos ou estáticos, ESTUDEM, CARAGO !!
Por ultimo, quanto aos papás ... ah, estes nossos seráficos papás : SEJAM PAIS, CARAMBA !

Não sei dizer mais nada, esgotei-me.
Também não admira, sou fruto de um ensino magistral e com laivos fascistas, a imaginação não é o meu forte.

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