domingo, maio 16, 2004

AINDA ESTE NOSSO EXCELENTE ENSINO

Diz o povo que não há pior cego que aquele que não quer ver.
Ai, ai ... que lhes havemos de fazer, aos profissionais do ensino ? Andam há tantos anos ofuscados e deslumbrados pelas promessas de um maravilhoso mundo novo que ainda não viram o lindo resultado a que essas miragens conduziram o ensino nos ultimos anos.
Será assim tão dificil compreender que, seja como for, os modelos que têm sido experimentados NÃO FUNCIONAM ?
Ouviram ? NÃO FUNCIONAM !!!!!!!!!!!!!!!!!
Quando algo não funciona, há que procurar as causas e inflectir, não é ? Porque insistem em jogos de palavras ? Porque tornam complicado aquilo que não o é assim tanto ? Que necessidade atávica têm de usar conceitos grandiosos e frases cabalísticas ( de resto de validade bem duvidosas ) para teorizarem .... não sei bem o quê, só se for para explicar o desastre onde nos atolámos todos.
E é sempre assim. Se o Governo mudar ( não é se, é quando ) aparecerão mais uns iluminados e iluminadas a mudar curriculos ( ou devo dizer curricula, para ser mais erudito ? ? ) , programas, sei lá eu mais o quê ?
Percebem ?
Ninguém se interessa pelo ensino, interessam-se é por eles mesmos, pela sua afirmação pessoal, pela tentativa de imprimirem o seu cunho pessoal.
Tristeza ....
Depois, oiço sempre a frase de um milhão de euros, a frase miraculosa que fará calar os opositores, reduzindo-os à categoria de fósseis ainda por cima conservadores e de costela totalitária : a escola de ontem morreu, não voltará a ser a mesma ...
Ehehehe ... como se alguém, aqui este escriba incluido, pretendesse ressuscitar a escola de ontem !
O que eu quero, isso sim, é uma Escola que funcione, onde os alunos aprendam ( têm um pavor desta palavra tremendo, não têm ? ), seja conhecimento, seja atitudes, e donde não saiam permanentemente fraudes totais, em percentagens escandalosas .... com a excepção dos alunos dedicados a Medicina que, de repente, passaram todos a ter médias de 20 !! Ehehehehe ... isto é um gozo pegado, e eles não vêem !
Bom, sejamos mais claros. Eu sou adepto de visitas de estudo ( fiz algumas por iniciativa minha e proporcionei outras, do outro lado, como entidade visitada ), acho que os jovens devem aprender conceitos de cidadania, piano, música, código da estrada e essas coisas todas. Não é aí que está o busilis, pois não ?
O problema está no Português, kd x + pobre ( né ? ), na Matemática, na Filosofia, no domínio das ferramentas básicas da estruturação mental, na posse dos conceitos indispensáveis ao raciocínio, meu Deus ....
Até quando vamos a andar a enganarmo-nos uns aos outros ?
Ou será que ESTA escola, esta nossa escola de miséria e de ignorância é que É, VERDADEIRAMENTE, a Escola de HOJE e de AMANHÃ ?

Sem comentários:

Enviar um comentário