sexta-feira, janeiro 04, 2013


AS QUINTAS E AS HORTAS, EM BENFICA


A quinta que vêem na foto chama-se Quinta da Granja e ainda resiste, orgulhosamente, em Benfica. São cerca de 11 ha de terreno cultivado, com um complexo de casas no topo da colina, rodeados por edifícios e arruamentos por todos os lados. A quinta data de finais do século XVII, é velhinha, tem todo o direito de estar onde está sem que ninguém a chateie. Já teve vinha, depois ovelhas, agora apenas cereais. Ao que me disseram, a família proprietária recusa vender esta linda preciosidade, de outra forma já estava transformada em betão encavalitado um no outro.
Fica mesmo perto do Colombo, em Lisboa.
Mas hoje não me vou ficar pela Quinta da Granja. Saibam que ela já não está sózinha no meio dos carros e prédios. Entre a quinta e o Colombo a Câmara Municipal de Lisboa deu expressão a um sonho velho do Arquitecto Ribeiro Teles e construiu umas Hortas Urbanas. O terreno ( já existiam no local umas velhas hortas ad-hoc ) foi todo preparado, água e electricidade colocadas e dividido em talhões com uns barracões pré-construidos.


Em seguida foi feito um concurso e cada talhão foi alugado a um interessado na sua exploração. Garanto-vos, são autênticas mini-hortas onde não faltam as couves, as alfaces, as favas, ervilhas e tudo o resto que se adivinha.

Vou de minha casa ao Colombo muitas vezes, a pé, e é sempre ao lado destas hortas que passo. Os meus olhos vagueiam sempre pelo verde das plantas e pelo esforço dos agricultores urbanos que, curvados e de enxada em riste, por ali se divertem calmamente, a dois passos dos carros e da balbúrdia do grande centro comercial.
Lembro-me sempre do velho arquitecto Ribeiro Teles, que eu conheci nos anos sessenta em comícios de oposição ao ditador Salazar. Como ele deve sorrir ao ver esta realidade !
Penso, muitas vezes, como deve ser ser bom ver um dia concretizado um velho sonho de transformação da realidade que uma vez tivemos...
Seja como for, obrigado arq Ribeiro Teles e obrigado Câmara Municipal de Lisboa. Esta ideia e a sua concretização estão a trazer muita felicidade a muita gente.
Entre eles ... a mim, também.
Até.

PS - Não, não, não sei nada de nabos e hortaliça, gosto muito da ideia mas não me vão apanhar de enxada ao ombro ...


Sem comentários:

Enviar um comentário