segunda-feira, setembro 26, 2011

UM PAÍS ESTUPIDIFICADO ou UM PAÍS VIGARIZADO ?

Nos últimos tempos nem sequer tenho conseguido coragem para escrever. Os indicadores de uma sociedade profundamente doente são diários e preocupantes. Não é apenas a crise, a crise ainda é o acontecimento mais normal dentro desta profusão esquizofrénica de acontecimentos. Todos os dias surgem do nada "casos" neuróticos, que imediatamente são explorados pela comunicação social e pelos inúmeros comentadores da nossa praça como coisas gravíssimas e aberrantes, não se vislumbrando a mínima sensatez, a mínima dignidade profissional de averiguar a verdade e os porquês.
Pergunto a mim próprio, muitas vezes, como foi possível tornarmo-nos num povo de mentirosos, de vigaristas, de hipócritas e de desonestos. E a verdade é que nem sequer posso agora dizer que a responsabilidade é de Sócrates, embora o seu estilo tenha tido - acho eu - a sua quota parte de influência nesta nova portuguese way of life.
Querem exemplos ?
Esta história das não sei quantas dezenas de milhares de baixas nos professores. Os jornalistas foram buscar os dados não sei onde, atiram-os para o ar, insinuando a vigarice extrema da coisa, só lhes faltando logo enterrar os professores todos. O ministro diz que é preocupante e adianta que vão ser averiguados possíveis casos de infracção. Lindo ! Mas a ninguém interessa averiguar o PORQUÊ ? Então, de repente, sem motivo nenhum, uma data de milhares de profs pedem aos médicos que lhes passem um atestadozito ? É assim ? Já nem se pensa um pouquinho ? Porque deu aos profs todos o vício de serem faltosos e mandriões exactamente naquela altura ? Hem, PORQUE SERIA ? Não quero insultar o leitor com a resposta que eu dei a mim mesmo, acho que saberão descobrir a eventual causa.

Momento dois, a questão da Madeira. Andamos há anos a permitir que um personagem de medíocre envergadura mental e fraco discernimento se tenha apropriado da Madeira, de uma forma completamente infantil, fazendo obras e tornando-se popularucho. Toda a gente ligada ao poder permitiu isto e até achou muita piada. Então, qual é agora o espanto ? Há quantos anos deveriam ter percebido e actuado ? Esta gente é toda doida ou sou eu que sou old-fashioned ?

Outra : um senhor primeiro ministro, algo ingénuo ainda e por isso mesmo a falar a verdade vezes demais, descai-se a afirmar o óbvio, que se a Grécia se afundar provavelmente seremos obrigados a um segundo resgate. Zumba, caiem-lhe todos em cima, aquilo é lá coisa que se diga, mesmo sendo verdade um primeiro ministro não o deve dizer ! Meu Deus, mas esta malta é mesmo assim parva naturalmente ou treinam muito para ser assim ?

Já estou cansado, só de pensar nestas parvoíces. O leitor vá aproveitando todos os dias e descobrindo a idiotice desse dia. É que são diárias ... e não são apenas idiotices, há malevolência e premeditação em muitas das coisas que são ditas. Estou a assistir a coisas que fazem de Sócrates um aprendiz no que respeita à intoxicação da opinião pública ! Mas essas, as mais graves, guardo-as para vos contar num próximo dia de chuva .

Sem comentários:

Enviar um comentário