sexta-feira, setembro 30, 2011

A QUADRATURA DO CÍRCULO
Leitor, não adianta, nada disto vale a pena. Temos que procurar uma nova saída. Da forma como estamos a atacar a crise, nunca vai ser possível sair do buraco ! É a perfeita quadratura do círculo !
De que é que este maduro está a falar, pergunta. Estou a falar da crise, dos inúmeros cortes e aumentos de impostos que temos vindo a sofrer e da profunda sensação de inutilidade que nos invade sempre que vemos os resultados de todos esses esforços, como foi agora. No fim do ano o objectivo é um défice de 5,9 % mas agora, no fim do 1º semestre e já com os efeitos dos cortes na função pública e do aumento do IRS, da diminuições nas prestações sociais, o défice é de ... 8,3 % !!! Ainda estamos piores do que quando começámos !
Que pensa o leitor disto, hem ?
Bom, é verdade que ainda não estão contabilizados os efeitos do corte no subsídio de Natal, nem os aumentos no IVA da electricidade e gás. Também é verdade que só há pouco tempo começamos a contabilizar os buracos da Madeira e das empresas estatais, sectores que nunca contavam para estas contas. Sim, tudo isso é verdade, mas ...
Mas o grande, o enorme, o incontornável problema é outro !!!
O leitor alguma vez viu, preto no branco, uma abordagem à dívida e à forma de a vir a pagar, ao longo dos anos ? Alguma vez lhe mostraram um plano de recuperação e pagamento da dívida ?
Nunca, leitor, nunca. Se esse plano alguma vez foi feito, ficou no segredo, tão desagradáveis seriam os dados que o mesmo revelava.
Pois é, a verdadeira questão é esta : ao ritmo actual de crescimento da economia, com os empréstimos que temos que pagar ( os de agora e os antigos ), aos juros que nos impuseram, NUNCA SERÁ POSSÍVEL SEQUER PAGAR OS JUROS ( apenas os juros ) e DIMINUIR DRASTICAMENTE O DÉFICE.
Por outras palavras, os milhares de milhões de euros ANUAIS do serviço da dívida, apenas em juros, representam um montante MAIOR que todos os cortes juntos que possamos fazer !!
É IMPOSSÍVEL, meus senhores.
E então ? Então, ou os juros baixam, ou o prazo de pagamento aumenta consideravelmente, ou a economia começa a crescer bem, ou ... É IMPOSSÍVEL. Mesmo que os portugueses deixem de comer e de beber a partir de agora e abdiquem da quase totalidade dos seus salários, mesmo assim NÃO DÁ !!!
Como dizia Guterres, é só fazer contas. Eu fiz algumas, não as mostro porque para desanimado e com vontade de partir isto tudo basto eu.
Se não acredita em mim, leitor, vá estando atento ao desenrolar das coisas. Vai ver mesmo que novos cortes ( roubos ?? ) vão ser anunciados brevemente. Vão ver que, apesar de tudo, os 5,9 % vão ficar longe. Estejam atentos e lembrem-se do que hoje, aqui, lhes digo : é a quadratura do círculo, é uma questão de solução impossível, é uma política desastrosa e sem retorno, é a maneira mais rápida para o empobrecimento generalizado de largas camadas da nossa população, para o desmprego, a miséria, a fome ... e défice vai continuar a existir ou até a agravar-se ...
Leitor, considere isto que lhe digo como um sinal de alerta vermelho. Nenhum destes senhores do nosso governo, ou da Europa, faz a mínima ideia de como será possível resolver esta questão. E eu não me espanto, a questão NÃO TEM SOLUÇÃO, com os actuais parâmetros.
O que pode o leitor fazer ? Para já, estar atento e começar a exigir que lhe seja explicado o plano plurianual para sair da crise. Os grandes numeros. Eles que mostrem esses numeros, nós não somos mais estupidos que eles e vamos perceber os numeros.
Mostrem-nos os numeros ! Mostrem-nos os numeros !

Sem comentários:

Enviar um comentário