segunda-feira, junho 28, 2010

A ARROGÂNCIA E A IGNORÂNCIA ELEVADAS À CATEGORIA DE POLÍTICAS

Infelizmente, é exactamente como se lê no título.
No princípio desta infeliz viagem, a arrogância, o posso-quero-e-mando transpareciam em todos os actos deste Governo. Como se toda a lucidez e inteligência tivessem ido morar para S.Bento deixando o resto do País a navegar num imenso mar de ignorância. Eles é que sabiam, eles iriam transformar este país, através, nomeadamente, de uma tremenda inovação tecnológica. Claro que todas estas pias intenções acabaram nuns quantos Magalhães a serem vendidos na Feira da Ladra e pouco mais.
Os países não se transformam facilmente, mas sobretudo não se mudam por acção de aprendizes de feiticeiro, viu-se depois.
Agora, passada a euforia e a presunção, agora, que o fim está anunciado e o País está bem pior do que quando eles o começaram a governar, a situação é ainda mais caricata : teimosa e encarniçadamente, os ministérios teimam na asneira, de qualquer maneira, contra o tempo e o bom senso, contra tudo e todos.
Não querendo aborrecer as clientelas e amiguinhos, insiste-se em medidas tontas para baixar custos em vez de acabar com institutos e serviços camarários fantasmas, duplicações escandalosas de serviços públicos, vencimentos exageradíssimos, etc ...
Nos últimos dias, tenho assistido, entre estarrecido e incrédulo, a actuações incríveis de diversos ministérios : um decidiu fazer o pessoal pagar pelas SCUTs, mas esqueceu-se de o fazer em toda a parte, só lhes interessou o Norte. Outro, vai-se às escolinhas com menos de 21 alunos e zás, acaba-se com elas, pura e simplesmente, sem ouvir nem falar com ninguém.
Por outro lado, numa estranha, provinciana e ultrapassada utopia dos ganhos pela concentração, vá de extinguir agrupamentos de escolas ... e uni-los em super hiper agrupamentos, como se se fosse ganhar muito com isso. Uma vez mais, não há discussão do projecto, não há preparação da sua execução, não há reflexão, nada. Faz-se e pronto, esta cambada de estúpidos e ignorantes que nós somos não merece mais.

Chega, pessoal. Chega e por muitos motivos. O primeiro desses motivos é que ninguém lhes passou procuração para fazer essas coisas. Já é motivo sério e grave.
O segundo motivo, porém, é ainda pior : é que, declarada e ostensivamente, não têm capacidade nem competência para lidar com essas coisas e destrui-las assim do pé para a mão.
Chega. Larguem já o que estão a fazer, vão-se embora e deixem a outros o encargo de estudar e fazer o que deve ser feito.
Já se viu que os senhores ministros actuais não sabem lá muito bem o que andam a fazer. Aproveitem, devem estar cansados, vão de férias e ... não voltem, por favor.
Afinal, convêm não esquecer que os ministros não foram escolhidos por Deus, foram apenas eleitos por nós, muitos de nós enganados, creio eu.
Vamos escolher outros ? É que estes já atingiram manifestamente o seu nível de incompetência ...

Em tempo : das minhas palavras não se julgue que advogo ou que vejo com bons olhos a subida ao poder do inefável novo líder do PSD ... Nada disso, farto das delícias do liberalismo andamos nós todos ! Logo, a batata quente está nas mãos do PS, como não podia deixar de ser. Vejam se ainda vão a tempo de contrariar as coisas e arranjam um homem ou mulher que entenda o País e saiba construir. Convirá, para variar, que não dê assim tanta importância ao marketing e à comunicação social. Serão capazes disso ?

Sem comentários:

Enviar um comentário