sexta-feira, setembro 25, 2009

A DEMOCRACIA ESTÁ REFÉM

No Portugal de hoje há uma degradação tremenda de valores morais e éticos. Ou melhor, de substituição dos antigos valores por novos, mais adaptados aos interesses dos intervenientes. Para mim, esses novos valores tresandam, são uma vergonha completa. Mas parece que não é a opinião da maior parte das pessoas.
Cresci e formei-me como homem no culto de coisas como a verdade, a verticalidade, a isenção, a independência, a superioridade dos valores morais sobre o culto das riquezas. Hoje, não se hesita em mentir, em dar cambalhotas morais, em passar a vida a fazer vénias e fretes, só para usufruir de umas quantas benesses. Os grandes objectivos há muito que deixaram de ser o bem público, passando definitivamente para o bem individual ou de grupo de interesses. E parece-me, infelizmente, que não há nada que se possa fazer para mudar isto. Estes ultimos anos então foram mesmo catastróficos. Todos vimos como, crescendo neste caldo de uma cultura viscosa e cinzenta, chegaram ao poder pessoas de formação humana e ideológica muito escassa, extremamente ambiciosas, arrogantes e autocráticas. Arrepia-me pensar que voltaremos a gramar mais do mesmo. Meu Deus ...

Sem comentários:

Enviar um comentário