quarta-feira, junho 03, 2009

AFINAL, O PROBLEMA DA JUSTIÇA EM PORTUGAL SÓ EXISTE PORQUE A IMPRENSA O INVENTOU !

O juiz-conselheiro Noronha do Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, no decorrer de uma cerimónia pública, veio hoje esclarecer os portugueses : afinal, é a imprensa a responsável pela opinião desfavorável que existe na sociedade portuguesa sobre a Justiça.
Para mim, são opiniões destas que fundamentam o juízo que eu faço sobre a justiça portuguesa. São opiniões destas, autistas, completamente erradas, provenientes do presidente do STJ que me deixam estarrecido... então aqueles senhores ainda não viram que a justiça está completamente desacreditada no nosso país ?? Ainda têm dúvidas ? Como é que isto é possível ? Agora são os jornais é que ... ?

Haverá um só português que ignore que os casos de justiça, em Portugal, demoram LARGOS ANOS a serem julgados ? Haverá quem acredite na total isenção de todos os seus agentes, isto é, haverá alguém tão distraído que não perceba a enorme diferença, em termos de acesso á qualidade da justiça, entre um pobre diabo qualquer e um senhor director-geral, ministro ou mesmo apresentador de televisão ?
Haverá quem nunca tenha presenciado a enorme falta de humildade e mesmo prepotência com que o vulgar cidadão é tratado numa sala de tribunal, como se o juíz fosse um monarca absolutista , em contraste com a forma como são tratados presidentes de Câmara, por exemplo ?
Haverá alguém que ainda acredite que os agentes da justiça ( ministério publico e magistrados judiciais ) não têm qualquer culpa na forma de funcionamento do sistema, e que a culpa é apenas dos legisladores ?

O leitor já alguma vez leu todo aquele articulado pungente que procura fortalecer as sentenças ? Incrível : nem um santo consegue digerir aquilo, parece um filme do António de Oliveira, daqueles mais parados ... depois não se admirem, quanto tempo leva uma “peça” daquelas a congeminar e a escrever ?
É absolutamente fantástico, digo-lhes. Tentem um dia ler uma coisa dessas para saberem do que falo. Mas armem-se de paciência, hem , porque a coisa dá voltas e mais voltas lógicas, é retorcida como a curva de Mobius, antes de vir dar ao principio.
A sensação que retive, de alguns exemplos que li, é que o juiz não conhece bem a estrada nem tem GPS. Enfim.

Será assim tão dificil endireitar este subsistema da justiça ?
Com base na minha experiência pessoal, de alguém que ajudou a reformular alguns sistemas complexos envolvendo comportamentos humanos, é quase certo que, quando há um sistema de mudança muito dificil, é porque os seus agentes não estão a participar na mudança ou estão mesmo a fazer contra-vapor.

Qual será a verdade ?

Sem comentários:

Enviar um comentário