segunda-feira, maio 05, 2008

PARA QUE RAIO SERVEM AS NOSSAS VIDAS ?

Qual é o sentido das nossas vidas ?
Atingir aqueles grandes objectivos profissionais com que sonhámos, quando jovens e ingénuos ?Alcançar a riqueza e o bem estar material ? A notoriedade, a fama ?Praticar o bem, espalhar a ajuda e consolação ?
Qual é o sentido profundo da nossa vida ?
Ah, queriam uma resposta, não era ? Pois, também eu. Queriam, mas não vão ter essa resposta.
Ao fim destes anos todos, apenas vos sei dizer assim : se quisermos uma resposta, cada um de nós tem que a descobrir. Não há uma resposta padrão, acho eu.
Nem mesmo uma daquelas respostas vazias tipo "o nosso grande objectivo é concretizar a felicidade", porque então a pergunta aí muda e passa a ser : "O que é a felicidade ?".
Estão a ver o imbróglio ? Não há ajudas, a tua resposta não serve para mim e a minha não te vai satisfazer.

Para mim, o sentido da minha vida muda como o vento ou a temperatura.
Tempos houve - parvo que eu sou - em que pensei que o amor fazia sentido, o amor podia ser tão forte que desse significado á minha vida.
Depois, as coisas mudaram e passou a ser a política : toda a minha vida ganhava cor e sabor se ajudasse á mudança, á criação de uma sociedade mais justa e fraterna. Tretas, de novo : vi pessoas passarem de pobres dignos a novos ricos mais miseráveis que antes. Vi a minha incapacidade e ineficácia nessa tarefa gigantesca de antecipar o tempo, de mudar pessoas e comportamentos. Desisti, confesso, entrego ao tempo a mudança.
Houve também um tempo para me sentir místico, religioso, para entrar e me sentar numa qualquer igreja e ali estar, sentado, calado, tentando ouvir ou ver a verdade ou a bondade ou fosse o que fosse.
Tentei as artes, a literatura, as engenharias, a informática. Nada.
O prazer, o sexo, a boa comida. Que sentido pode existir nisso tudo ?
Também passei pela guerra - embora essa não tenha sido escolha minha - essa grande mestra da natureza humana e das grandezas e indignidades a ela associadas.
Nada me deu respostas. Continuei sem saber muito bem o que ando para aqui a fazer.
Bah ... tornei-me cínico, claro.
Agora, vou ajudando a minha filha nos inevitáveis desaires da sua vida, vou ajudando uma ou outra pessoa minha amiga, mais por incapacidade de fuga do que por vocação missionária, creio eu.
É este o sentido da minha vida ? Ou, pura e simplesmente, não haverá sentido nenhum para as nossas vidas e elas devem ser vividas descontraidamente, sem preocupações de chegar a lado nenhum ?
Ou, por outro lado, o grande sentido da vida está nas pequenas coisas como ouvir o miado matinal de saudação da minha gata ou dar um abraço a um amigo, borrifando-me totalmente para os grandes e poderosos e para as suas ridículas manias de salvadores do mundo ?
Gosto desta.
O sentido da vida está no sabor das pequenas coisas.
Fiquem-se com esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário