domingo, agosto 15, 2004

O HORROR NACIONAL À CONCRETIZAÇÃO

Em Portugal, tanto na Educação como na Justiça, continua imparável o mito de que basta mudar legislação para que estes sistemas funcionem.
Esta é, de resto, talvez a maior fragilidade dos portugueses : perante algo que não funciona, fingem que a culpa é das leis que regulam esse funcionamento e não das estruturas e das pessoas envolvidas.
Assim, a Educação é o caos que é por causa dos currículos e da lei de bases do ensino. Modiquem-se estes e ver-se-á logo tudo a mexer, impecavelmente.
A Justiça está pura e simplesmente paralizada ? Não há que ver, a culpa é dos Códigos Penal e do Processo Penal. Alterem-se estes e pronto.
Matamo-nos todos na estrada, lenta e inexoravelmente ? Altere-se o Código da Estrada.
Ninguém ( ou poucos e sempre os mesmos ) paga impostos ? Modifique-se a lei.
O mercado funciona mal, em muitos sectores ? Legisla-se e inventam-se umas regras diferentes.
Por aí fora.
Percebe-se porquê.
Num país de líricos e especialistas do paleio, onde poucos possuem uma cultura “do fazer”, é quase impossível perceber que todo um sistema tem que ser mexido, quando não funciona. Estruturas, pessoas, procedimentos e, claro, depois de tudo também as regras do jogo, a legislação.
É muito mais fácil nomear uma comissão que prepare uma simples modificação apenas da lei, fingindo desconhecer que, depois, ninguém irá cumprir essa lei.
É toda uma mentalidade perante as coisas da vida real que importa mudar, não este ou aquele código ou lei. Exige-se um olhar integral sobre os sistemas, sem medo de mexer neles, em vez de considerações cosméticas sobre os mesmos.
A mentalidade reinante em Portugal há muitos anos é consistente com esta táctica de avestruz legislativa. A formação das elites portuguesas é maioritariamente orientada para actividades “de paleio” e muito menos para questões técnicas e operacionais. Todos são doutores ( juristas, economistas, consultores que sei eu ), muito poucos sabem de facto FAZER. Seja o que for. De um simples buraco na parede, em casa, com um berbequim, a uma nova organização bem montada, a funcionar sobre esferas.
Sabem, contudo, perorar sobre códigos, incluindo os romanos, e sobre as pseudo-leis da oferta e da procura e do efeito macro-económico da subida das taxas de juro.
Quem os ouvir e não conhecer Portugal há-de pensar que somos um país de génios, de gente de qualidade, com sistemas nacionais bem pensados e a funcionar suavemente ...
O que é curioso é que, de facto, estas duas perspectivas entram por vezes em choque, como no caso recente da TAP, entre um homem com experiência de gestão no sector ( Fernando Pinto ) e um outro, de há muito só habituado a mandar bocas e a ocupar cargos de favor.
Bom, sendo assim as coisas, que há de esperar deste país ?
A minha resposta é esta : infelizmente, nada há a esperar, nos tempos mais próximos. Os sectores públicos que precisavam urgentemente de ser renovados e colocados em funcionamento irão permanecer estagnados e à deriva. Enquanto ouvirem falar apenas em modificar a legislação , podem ter a certeza que tudo vai permanecer tal como está.
E, no fundo, não é isto que todos merecemos ? Os portugueses qualificados para fazer ( bem ) coisas não vão todos para o estrangeiro ou para o sector privado, à procura do vil metal ? Então o que seria de esperar ?
Lamento o pessimismo, mas acho que é assim que as coisas se passam.

Por mim, sempre tentei fazer com que as coisas funcionem, antes de mais, seja qual for a legislação em pano de fundo. Esta logo se modifica, mais tarde.
Quando me ouvem falar assim, não pensem que sou igual a eles, “só paleio”. Tenho horror a isso. Embora goste e respeite, por formação, o estudo e o projecto, para mim ambos só se justificam se depois forem levados à prática.
Sou daqueles que acredita que é melhor uma obra sem projecto ( embora minimamente pensada ) , que um projecto bonitinho ... que nunca se transforma em obra feita.
Sou sincero : detesto o espírito português de inventar sempre formas complicadas ... de não fazer nada que funcione.
Tolero mal advogados e economistas e outros que tais, enquanto actores da mudança, enquanto agentes do fazer.
Com eles, no século XV, apenas descobriríamos o caminho marítimo para Belém ou para S. Bento.
Tal como no Séc. XXI, afinal.

Sem comentários:

Enviar um comentário