sexta-feira, agosto 13, 2004

COISAS QUE ACONTECEM NESTE NOSSO MUNDO TÃO CERTINHO ...

Hoje vou-vos falar de petróleo, para começar, e de professores, para finalizar.

Petróleo : o preço do barril de petróleo não para da subir. Vai nos 45 dólares. Bom, será que o preço sobe assim porque a procura superou a oferta ?
Há escassez de petróleo, no Mundo ?
Não, as reservas actuais darão para mais 40 anos de consumo, ao ritmo actual. A produção diária actual cobre as necessidades, também.
Então qual é o drama ? Porque sobe o petróleo ?
Por medo. Quem compra o petróleo receia que venha a haver escassez da oferta, num futuro próximo. A instabilidade no Médio Oriente : o caos do Iraque, as eleições do fim do ano na Arábia Saudita. A instabilidade na Rússia : a maior produtora em situação financeira periclitante, por alegadas fugas ao fisco. As eleições na Venezuela.
Enfim : uma vez mais, as expectativas comandam a economia. Há medo. Há instabilidade.
Há descrença na acção dos Estados Unidos.
Agradeçam em especial ao Sr. Bush, quando os preços de vários artigos começarem a subir. Porque vão subir.
Lembrem-se dele quando também começarem a pagar taxas de juro mais altas pelos empréstimos.
Esperemos que a situação no Iraque não piore ainda mais. Esperemos sobretudo que as próximas eleições nos EUA rectifiquem o erro perigoso de colocar um tolo a dirigir um País daqueles.

Professores : não sei se têm acompanhado o folhetim que foi, este ano, o concurso de colocação de professores do ensinário secundário. Um autêntico festival de incompetência técnica, autismo, sobranceria e provincianismo primário. Repito : nunca na minha vida vi tanta estupidez e incompetência juntas, neste sector que tão bem conheço há dezenas de ano, por envolvimento de familiares meus.
Erros tremendos ( e elementares ) na concepção do concurso, no desenho dos impressos de recolha de dados, na fase de passagem dos dados do papel para suporte digital, na programação da validação dos dados recolhidos, na programação da listagem dos candidatos .... enfim, não houve fase nenhuma em que não tivessem pura e simplesmente metido os pés pelas mãos. Totalmente. Com completa impunidade dos responsáveis políticos. E técnicos, também.
Pois bem, agora, com outro ministro, quando se esperava que algum bom senso tivesse finalmente chegado àquelas bandas, eis a ultima : depois das listas definitivas publicadas ( se o conseguirem, digo eu, com uma percentagem aceitável de erros ) espera-se que os professores concorram às escolas pretendidas ( os profs dos QZP e os dos destacamentos ) UNICAMENTE por via da internet.
Óptimo. Excelente. Para não perderem mais tempo a digitar dados, é lógico.
Quer dizer : seria excelente, se alguém se tivesse lembrado de verificar se equipamentos e canais de acesso vão aguentar o acesso concentrado de milhares de professores em todo o país, todos ao mesmo tempo !! Palpita-me que acharam que não valia a pena preocuparem-se com este pequeno pormenor. Como é hábito.
Querem apostar comigo que vai ser a loucura e a angústia de muita gente ? Vai haver muito menino e menina a tentar aceder ao sistema às 4 da matina, vão ver ...
Ah, mas é de esperar que um minitro ( ou ministra ) se preocupem com detalhes insignificantes ?

Sem comentários:

Enviar um comentário