sábado, janeiro 02, 2010

A TEMPESTADE INEVITÁVEL ?

Passadas as festas, as boas intenções e as esperanças, resta-nos o quê ? O mesmo país moribundo, pejado de abutres que se acotovelam na disputa dos seus euros, o mesmo conjunto de actores políticos, gastos, desacreditados, sem soluções nem vergonha de as não ter, o mesmo povo apático e desinteressado de que falava Eça de Queiroz, a mesma TV, os mesmos jornais, os mesmos críticos ( como eu ), sem qualquer capacidade de mudar seja o que for ...
Ou seja : depois da esperança infundada, a crua realidade. O país desagrega-se, confundido com tanta inoperância e tanta ganância. Desalentado pela quase ausência de ética e vergonha. É um fartar vilanagem, antes que estoure e nada se aproveite. É um país quase a saque, sem rei nem roque, sem leme nem timoneiro, a navegar sempre nas mesmas águas turvas.
Ninguém sabe o que fazer, o que é mais grave. A responsabilidade e o espírito de missão que seriam necessários não se inventam por decreto. Deixamos as coisas degradarem-se, como em tantas outras ocasiões na nossa história, até que algo aconteça, uma outra Índia ou Brasil ou Europa ou Maio ou Abril ou sabe-se lá o quê.
Apetece dizer : não se pode mudar de povo, de governantes, de classe política, de jornalistas, de gente da TV ? Não ?? Então que se lixe, aguardemos pelo terramoto calmamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário