segunda-feira, janeiro 25, 2010

O NOVO PAPÃO

O grande papão do momento é o endividamento externo, o défice orçamental e as empresas de “rating”. O medo a estas empresas é recente e surge curiosamente quando a credibilidade destas empresas anda pelas ruas de amargura, já que falharam redondamente na previsão da actual crise financeira.
A verdade é que toda a gente, jornais, TVs, políticos, partidos, sei lá, toda a gente que supostamente pensa sobre estes temas fala nas empresas de rating.
Bem, lembrem-se: era preciso vender medicamentos para aumentar os lucros, aparece uma endemia de gripe ; agora é preciso “travar” os salários e beneficios sociais e aparecem as empresas de rating e a ameaça de bancarrota.
Notem bem, é sempre assim, dê-se-lhe as voltas que quiserem : quem paga isto tudo são sempre os mesmos ; quem aproveita para embolsar, também são sempre os mesmos, embora sejam outros mesmos.
Já ninguém fala nos imensos milhões de euros “metidos” no sistema bancário, retirados do orçamento de 2009, responsáveis em grande parte pelo aumento do défice. Interessa-lhes esquecer esse pormenor, não é ? Pois é, agora vamos todos pagar essas “ajudinhas”, vão ver. E os “ajudados”, esses bancos, continuam com as mesmas políticas e atitudes, os mesmos prémios e extras chorudos. Agora viram-se todos contra os funcionários públicos, as pensões e o serviço de saúde, os criminosos do costume. Os banqueiros,tanto os sérios como os corruptos, viram a cara para o lado e assobiam para o ar, não é nada com eles.
Ah que paciência é preciso para aturar estes tipos !

Sem comentários:

Enviar um comentário