quarta-feira, dezembro 09, 2009

ASSUMAMOS A NOSSA MANEIRA DE SER !

Os homens e mulheres que habitam o nosso planeta são seres muito diferentes entre si. Como os gelados, they come in all flavors ( á americana ). Há-os bonitos, feios e assim-assim. Há-os divertidos, embezerrados, calados e faladores. Há-os inteligentes e há-os burros. Também há Sara Palin, para além de todas as classificações. E, depois dessa variedade enorme, há ... os portugueses. Extraordinários. Enormes. Incapazes de organizar um País decente, apesar de terem todas as ferramentas para tal. Especialistas da futilidade, da superficialidade, da corrupção, da cunha, do conheço um gajo que ... Génios na análise e identificação dos problemas, mas completamente ineficazes, depois, na sua solução, desde que exija trabalho e perseverança. Masoquistas ? Preguiçosos ? Simplesmente incompetentes ? Confesso que não consigo perceber.
Há quantos anos se fala em melhorar a Justiça ? E a Educação ?
Não, nada feito, muito complicado, tudo isso. Há que começar devagarinho, por outro lado. Talvez oferecer computadores aos putos, talvez juntar várias burocracias num local unico, tipo loja do cidadão. Coisas assim, ainda se fazem. Devagar, claro.
Mas justiça e educação, a sério ? Tá quieto óh malandro !
Bom, não é bem assim : fazem-se grandes programas na TV, com dezenas de peritos, vários curiosos e uma senhora meio esganiçada, armada de uma deficiente cultura, sempre a colocar perguntas inteligentíssimas. Também se organizam livros brancos, simposiums, workshops, tudo ao mais alto nível, senhores e senhoras bem vestidas, sérias, compenetradas, com abordagens originalíssimas aos temas propostos. Portanto, alguma coisa se faz. Na justiça, os dois maiores partidos nacionais até já fizeram um pacto de regime !
O pior é passar á prática. Aí tudo se complica ! Somos mesmo bons na falta de eficácia : quando se tenta introduzir um sistema informático na Justiça, para acelerar tudo, logo a seguir mudam-se uns quantos Códigos do sector e deita-se tudo de pantanas outra vez. Para complicar, até o sistema informático dá barraca atrás de barraca, paralizando mais as coisas do que quando eram feitas á mão ...
E não se riam os fanáticos do PSD, pensando que estou a desancar o Governo do PS. Por uma vez, declaro alto e bom som que o vírus é transversal á sociedade portuguesa. Apenas escapa o PC e, mesmo assim, apenas no que respeita á festa do Avante. No resto, são como os outros, só paleio, comícios, congressos e pouco mais.
Meus amigos, os portugueses são assim. Nada a fazer. Deve ser do clima, ou do bom vinho, ou da gastronomia, sei lá. Nada a fazer.
Proclamemos, pois, a nossa felicidade em ser tal como somos. Sejamos puros e verdadeiros, confessemos a nossa incapacidade de construir um país decente. E, tal como no futebol, contratemos um brasileiro para nos governar. Afinal, até eles estão a fazer melhor que nós !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário