domingo, julho 26, 2009

A BOLSA DE MERCADORIAS ... PERDÃO, DE PROFESSORES !

O Ministério da Educação ( ME ), entre muitas outros dislates, tropelias e quase anedotas que deu à luz este ano, modificou certas regras do concurso de professores, numa fase próxima da que estamos, a que apelidou “bolsa de professores”, com o peculiar estilo elegante e que tanto amor revela pelos professores. Assim mesmo : bolsa de professores, tudo misturado, tudo ao barulho. O ano passado, o ME ainda se dava ao cuidado de dar uns dias às Escolas para pedirem os profs de que necessitavam e só então processava esses pedidos em função das preferências por Escolas declaradas pelos respectivos profs.
Este ano não : assim que uma Escola apresenta um pedido, esse pedido é imediatamente processado e é escolhido o primeiro prof da lista que indicou essa Escola nas suas preferências.
O leitor menos familiarizado com estas coisas dirá : pois então, não está certo ? Que mal tem ?
O ME afirma, em recente esclarecimento, “o procedimento de colocação assegura assim uma colocação mais rápida com respeito pelas preferências e graduação dos candidatos”.

Nada mais falso. Completa mentira. Suponham um dado prof que é o primeiro na lista ordenada. Esse prof indicou 50 Escolas para onde desejaria ser colocado, por ordem, da sua maior preferência até à menos desejada. Na 50ª posição, a sua ULTIMA preferência, indicou a Escola X.
Pois bem, por uma questão aleatória, totalmente fora do controlo dos profs e até do próprio ME, a Escola X é de facto a primeira a apresentar a necessidade de um horário do grupo do nosso prof. Conclusão : o nosso prof é imediatamente colocado ( porque é o 1º da lista ) na Escola X, que é a sua ULTIMA escolha...
No minuto seguinte, a Escola Y declara também a necessidade de um prof do mesmo grupo lectivo ... e essa Escola figura em primeiro lugar na lista de preferências do nosso prof ! Mas é tarde, o nosso prof, por um minuto, vai parar à sua ultima escolha e não à primeira !!!

É a isto que o ME chama respeito pelas preferências dos candidatos ?

Sabem qual é o meu dilema ? Ainda estou para saber se quem faz estas normas é mesmo capcioso e conseguiu finalmente reduzir os profs à categoria de mercadoria ou se, pelo contrário, é totalmente idiota e incompetente.
Que acham ?

Sem comentários:

Enviar um comentário