sexta-feira, dezembro 17, 2004

O SEGREDO PORTUGUÊS

Os portugueses são tontos. Somos mesmo totalmente ridiculos, tomados no seu conjunto. Ou então totalmente sábios, vá-se lá saber.
Vamos vivendo neste doce rame-rame, sem esforços nem iniciativas de maior, sem grandes motivos de alegria, mas também sem grandes motivos de pesar, essa é que é a verdade.
Isto ao longo dos ultimos séculos, não é de agora.

A essência dos portugueses é dificil de compreender pelas modernas sociedades de mercado. Talvez só mesmo os nossos ancestrais avós, os árabes, nos consigam compreender : nós somos os grandes especialistas em ser felizes com o esforço mínimo !
Produtividade ? Qualificações ? Hummm ... isso não dá muito trabalho ? - perguntamos logo ! E como dá ...

Isto porque, sem perceber nada disto, há economistas e políticos que vêm, de vez em quando, questionar a organização económica da nossa sociedade. O prof. Cavaco Silva veio agora, por exemplo, afirmar que até 2006 vai ser a mesma miséria de economia, que nos estamos cada vez mais a afastar da média europeia, que precisávamos era de aumentar as nossas exportações !
Concordo, devo dizer. E acho que todos os outros portugueses também concordam. Vamos lá então aumentar as nossas exportações, hem ? Bora ?

O único problema é que para exportar é preciso produzir coisas que os outros queiram comprar. E que raio de coisas havemos nós de produzir, sem grande suor ? Esse é que é o problema, pá ! Que sabemos nós fazer que os outros queiram comprar e que não nos obrigue a trabalhar no duro ??
Espera ... deixa-me pensar ... só se for a nossa secular habilidade para ir vivendo feliz sem saber nem querer produzir nada !
É isso .... Uauuuuu .... descobri !
Vamos exportar o nosso “know-how” para viver de papo para o ar, sem preocupações. Olhem que esta técnica vale dinheiro, vão ver !

Sem comentários:

Enviar um comentário