CADA VEZ MAIS EGOISTAS E INDIFERENTES ?
O mundo está esquisito. Todos os dias, a todas as horas, somos bombardeados com violência, com sangue, com mortes, com a fome, com actuações autoritárias ... é uma verdadeira orgia permanente de sangue, suor, lágrimas e horror.
Esta é uma das consequências da tremenda velocidade com que as notícias circulam em todo o Mundo.
Qual vai ser, a prazo, o efeito destas realidades que todos os dias nos entram pela casa adentro ?
Vai ser ...
(a) uma maior tomada de consciência dos males que afligem o mundo e consequentemente uma atitude mais participante das pessoas ?
(b) uma progressiva banalização do horror, e, consequentemente, a indução de uma atitude cada vez mais passiva e desinteressada das mesmas pessoas perante esses problemas ?
Não sei se será hoje possível responder claramente a esta pergunta. Mas é pelo menos possível especular, aduzindo argumentos.
Por mim, acho que todo este imenso show permanente não irá conduzir a nenhuma atitude positiva de reacção. Quando o medicamento é ministrado em overdose, o máximo que se consegue é uma intoxicação.
E se assim for, a violência cada vez será maior, por ausência de oposição e indignação, perante rebanhos de seres humanos cada vez mais apáticos e egoístas.
Será este o cenário previsível do nosso futuro ?
Sem comentários:
Enviar um comentário