O TEMPO DAS GRANDES MISTIFICAÇÕES
No princípio, era uma coisa habitual, mas sem grande importância. Mentia-se quanto baste, na política, mas nada de muito significativo, não afectava significativamente a vida dos cidadãos. Era algo banal e que provocava um encolher de ombros e um sorriso cínico.
Agora não. A mentira e a hipocrisia tornaram-se globais, tornaram-se armas mortais.
Nunca mais será fácil destrinçar a verdade da mentira. Os meios de comunicação deixaram de ser um filtro eficaz, perderam credibilidade, passaram, pelo contrário, a funcionar como amplificadores da mentira.
A mesma coisa se pode dizer dos Governos e de muitas instituições internacionais de vocação mundial, como por exemplo a Organização Mundial da Saúde.
Vivemos em plena época da MISTIFICAÇÃO GLOBAL.
Se o leitor duvida ou acha que exagero, leia esta pequena lista que lhe preparei. Leia, consulte os dados que tiver, faça a sua reflexão e veja se tenho ou não razão.
1. A guerra do Iraque e as armas de destruição em massa.
2. A pandemia da gripe A.
3. A promessa da regulação dos mercados financeiros depois da crise financeira de 2008.
4. O resgate dos países com dificuldades financeiras e as medidas impostas como privatizações e semelhantes.
5. A ideia ( muito europeia ) de que é possível sair da crise apenas cortando nas despesas públicas e aumentando impostos.
6. O mito de que a Alemanha está interessada em defender os países em dificuldade e a Europa solidária.
7. A discrepância absoluta entre as afirmações de Passos Coelho e as suas acções reais.
8. A ideia tão propalada pelo Governo de que "os sacrifícios são para todos" e que a razão desta crise radica em "vivermos acima das nossas possibilidades".
9. A ideia, ainda acolhida e defendida por muitos e bons socialistas, que José Sócrates foi um grande primeiro-ministro.
10. A ideia de que os mercados financeiros se regem por noções de "confiança" e "bom comportamento" e não por simples escolhas racionais de lucro/risco, orientadas por algumas dezenas de "traders" e não por uma legião de investidores.
Leitor, como lhe disse é apenas uma pequena lista feita ao correr da pena.
Faça a sua reflexão e veja lá se não vivemos uma época de grandes mistificações, induzidas por muito poucos, e postas a correr no seio de milhões de seres humanos sem meios nem condições para lhes resistirem.
Será possível, algum dia, voltarmos a ter confiança na verdade e no rigor ?
..
Sem comentários:
Enviar um comentário