O CRIME DEFINE-SE POR OPOSIÇÃO AOS MEUS INTERESSES ?
Também disse que muitas situações são detectadas graças a denúncias, principalmente de particulares, o que reflecte uma mudança de mentalidade por parte das pessoas e «uma maior consciencialização de que a pirataria é crime».
O que acabam de ler é um excerto de uma notícia sobre a “caça” da TV Cabo aos ilustres cidadãos que se atrevam a instalar caixinhas pirata para ver a TV- Sport á borla.
Então é assim como viram : a “bufaria” é considerada pela TV-Cabo como sendo uma atitude de grande valor cívico, demonstrativa da forte consciência social dos portugueses perante o crime.
Extraordinário.
Ao ponto a que a hipocrisia chega : o elogio da denúncia como atitude positiva.
Estão mesmo a ver, não estão ? O Carlitos ali da esquina, todo roído com o Zeca por causa daquela garina boa do centro comercial, vá de chibar para a TV-Cabo que o Zeca vê o futebol á borla lá em casa, com uma box pirata ! É assim mesmo, catano, atão o gajo pensava que me gamava a garina e se ficava a rir ? Toma lá, lixa-te todo !
E aí temos o Carlitos das Fontaínhas, bufo inveterado e corno frequente, promovido á categoria de cidadão fortemente consciente dos seus deveres cívicos.
Claro que, como em tudo na vida, a verdade é relativa. Aquilo que para alguns é crime, para outros é perfeitamente normal. Assim, o manfio que se atreva a “fintar” a TV-Cabo é tratado de criminoso e sujeito á denúncia dos Carlitos todos deste país, sob o olhar complacente do nosso Governo ; por outro lado, um senhor Ministro que finta os valores da isenção e lisura de procedimentos e “mete” a filha no seu Gabinete, a ganhar 3.500 euros por mês, sem saber ler nem escrever ... esse não é criminoso, é apenas esperto e não faz mais que toda a outra rapaziada faz.
Ora vêem ? Notam como tudo isto é divertido ?
Pois bem, invertamos as verdades : que tal acusar a TV-Cabo de “pirataria económica”, por primeiro ter entrado em nossas casas, por X por mês, todos os canais em claro e depois, progressivamente, quando já nos tínhamos habituado, começar a pedir mais 15 ou 20 euritos por mês pelo futebol ou pelo cinema, sem que o cliente tenha qualquer alternativa ?
Hem, que me dizem, isso não poderá também ser rotulado de “pirataria” ?
Ou será apenas ... uma estratégia inocente de “marketing” ?
Sabem que mais ? Abram-me bem esses olhos, malta ! Há por aí uma série enorme de gajos a tirar-nos dos bolsos todos os poucos cêntimos que ainda lá restam ! Uns de uma maneira, outros de outra. Uns cheios de moralidade, invocando sempre a lei e o mercado ; outros nem por isso, abusando apenas da sua posição e poder.
Não me venham pois com consciências cívicas, caramba, chega de cinismo e hipocrisia.
Sem comentários:
Enviar um comentário