sábado, março 13, 2010

INDISCIPLINA NAS ESCOLAS II

Os nossos responsáveis são assim como vos passo a contar.
A senhora Ministra da Educação apelou à serenidade e equilíbrio no tratamento destas questões e afirmou que a vida das crianças deve estar acima dos debates. Também informou que já deu mais autoridade aos directores para resolver o problema.
O senhor director regional de educação de Lisboa afirmou que tudo será feito para ajudar os alunos. Temos que nos esforçar, diz o referido senhor, para ultrapassar estas situações, porque a maioria dos alunos não pode transportar uma situação de culpa( referia-se ao suicídio do Professor ).
O senhor Pedro Frazão, psicólogo e membro da Sociedade Portuguesa de Suicidologia ( só o nome é estranho ) alerta para a necessidade de formar os professores para lidarem com a violência e a indisciplina.

Chamo a atenção do leitor para o conjunto destas intervenções. Os portugueses, estes pelo menos, são assim. Morrem por ocultar os problemas, são especialistas em falar disto quando o problema é aquilo. Negam sempre a evidência até que alguém lhes aponte uma arma á cabeça. "Não me comprometa" é a frase que mais se lhes ajusta.

Alguém os ouviu dizer, alto e bom som : "Temos que acabar com a indisciplina nas escolas" ?
Alguma vez disseram isso ? Nunca ! Para eles, o problema é que não podemos traumatizar os jovens, os professores é que têm que se habituar e aprender a lidar com a violência e a indisciplina.
Veja bem, leitor, aonde chegámos na negação da verdade, na submissão, na derrota, na renúncia ! Que vergonha sinto ao ler estas declarações tontas e cobardes !
Dir-se-ia que é impossível reduzir, limitar ou mesmo eliminar a violência e a indisciplina nas escolas. Parvoíce ! Ignorância ! Cobardia ! Comodismo !

Sem negar que existem escolas em enquadramentos sociais muito adversos, onde instalar e manter a disciplina seria mais dificil, a demonstração de que é possível criar numa escola um ambiente de disciplina razoável está na própria realidade. Estudem-se como casos exemplo várias escolas de todo o País onde as respectivas direcções e professores conseguiram esse objectivo. Veja-se o que eles fizeram para obter esse resultado e apliquem-se os métodos nas outras escolas. Não me parece dificil fazer isso, pelo menos. Para que falam então nas pobres criancinhas e em traumatismos quando o problema é este ?

Para que não restem dúvidas, posso desde já adiantar algumas das situações que iriam decerto encontrar nas escolas onde o ambiente disciplinar é bom :

1. Existência de normas disciplinares claras e sem ambiguidades ;
2. Procedimento contra toda e qualquer infracção reportada pelo professor e ou director de turma ;
3. Nunca, nunca, nunca permitir que um aluno que ofenda, desrespeite ou humilhe um professor ou auxiliar fique impune. NUNCA.
3. Adopção das sanções disciplinares correspondentes à infracção, SEMPRE.
4. Publicitação das sanções, com nomes e datas;
5. A maior rapidez possível na aplicação da sanção. Sempre que for possível, acção imediata, a título preventivo.
6. Não alinhar com as demoras da DREL ( ou equivalente ) para a tomada da decisão nos casos que envolvam expulsão da escola ou equivalente. Chatear o Ministério, apelar à comunicação social se necessário. Em casos extremos, se o Ministério não alinhar, impedir fisicamente a entrada do aluno na escola.
7. Extinguir ou substituir imediatamente na escola todo e qualquer procedimento que ponha em causa a autoridade do professor dentro da escola, como por exemplo, a existência de filas de espera comuns a professores e alunos nos refeitórios ou bares da escola, a complacência com os empurrões nos corredores de acesso às salas de aulas, as "bocas" mal-criadas, etc ... Tolerância zero para tudo isto.
8. Uma atitude firme, inquestionável e bem publicitada periodicamente na escola quanto à autoridade do professor, por parte da direcção da escola. Absolutamente proibidas as atitudes em que é notória a discrepância entre a direcção da escola e os professores.

etc ... etc ... mas estas são as normas essenciais.

Por último, dirão alguns que a aplicação destas normas apenas será possível com mais algum pessoal. Concordo. Nos casos mais difíceis, seria necessário reforçar o pessoal das escolas. Não seria problema, há muito pessoal desempregado que desempenharia essas funções por mais uns euros a pagar pelo Ministério.

Não me parece um problema insolúvel nem sequer muito complicado, se as pessoas e organismos envolvidos tiverem vontade de o resolver, não tiverem medo nem começarem a falar em alhos quando o problema é de bugalhos.

sexta-feira, março 12, 2010

PROBLEMA Nº 1 DO ENSINO : A INDISCIPLINA

Ando a afirmar isto há anos. Literalmente. Há problemas nas nossas escolas secundárias que poderiam ser resolvidos com relativa facilidade e não o são. A indisciplina é um deles. Convirá não esquecer que a disciplina numa escola é condição sine qua non para uma vida escolar sadia que viabilize o ensino/aprendizagem. Contudo, premissas básicas quanto à disciplina são ignoradas por muitas escolas públicas nacionais. Conselhos directivos e agora Directores, largamente ignorantes e incompetentes nesta área, com a cabeça cheia de conceitos parvos e errados, pensam que a indisciplina se resolve com "amor" e "compreensão", apenas falando amigavelmente com os prevaricadores, dando-lhes uma palmada amigável nas costas e mandando-os em paz.
Isto que vos digo não é apenas um palpite : tenho dados concretos para o afirmar. Em várias escolas, a Direcção comete o maior "crime" de lesa disciplina que pode existir, ignorando ostensivamente a maior parte das iniciativas disciplinares dos professores e directores de turma. As participações de ocorrências graves sucedidas nas salas de aulas ( injurias a professores, empurrões, ameaças de agressão física aos professores ... ), levadas pelos directores de turma à Direcção da Escola ficam na gaveta, sem nenhuma acção disciplinar subsequente. Os professores são continuamente desautorizados, umas vezes porque o director tem da disciplina uma ideia romântica e errada, outras vezes porque corre a ideia de que o numero de processos disciplinares instaurados a alunos penaliza a avaliação de desempenho do próprio director. Uma escola conheço eu em que algumas dezenas de propostas para a realização de conselhos de turma disciplinares repousam na gaveta do director ... enquanto os professores são obrigados a fazer frente, sózinhos, sem a cobertura da direcção, às permanentes diatribes e ofensas dos alunos, cheios de força pela impunidade visível dos seus actos. Nessa mesma escola, sabem qual foi a solução preconizada pela direcção ? Colocar mais um professor na sala de aula ... sem qualquer procedimento disciplinar para as faltas cometidas. A vantagem seria, penso eu, dois professores ofendidos e humilhados em vez de um único ! Ou então, passe a ironia macabra, suicidarem-se dois professores em vez de apenas um ! Brilhante !
É assim como vos conto, não pensem que exagero. Os professores, como este da notícia ( que devia ter alguma fragilidade psíquica, para além disso ) são completamente "traídos" por essas direcções incompetentes e destruidoras. Neste caso, diz a notícia, o infeliz professor já teria participado 7 vezes de alunos de uma determinada turma pelo seu comportamento agressivo e ofensivo. Resultado ? Nada, a Direcção não fez nada ... e o pobre resolveu que a única saída seria o suicídio.
Se eu fosse familiar deste pobre professor, garanto-vos que movia um processo-crime contra a direcção daquela escola.
Mas mais : o Ministério da Educação, que dispõe de umas dezenas de professores-inspectores, alguns com larga experiência, porque não elege este tema como prioritário para levar a cabo acções de inspecção ?
Reitero : muitos problemas das nossas escolas seriam resolvidos com uma actuação saudável e consciente, por parte das respectivas direcções, na área disciplinar. O bullying ( nem sei qual é a grafia exacta ), a falta de eficácia das aulas, a carga nervosa dos professores, o stress permanente, o clima de guerra de algumas escolas, tudo seria minimizado e mantido em limites aceitáveis, se essas direcções das escolas tivessem a mais pequena noção do que é disciplina. Acreditam que também conheço escolas onde a divulgação das penas disciplinares impostas ( muito raramente ... ) a alguns alunos foi proibida ? Não se podiam traumatizar os pobrezinhos dos infractores ! E assim se perdiam os efeitos dissuasores das sanções disciplinares, em termos da escola. Enfim, patetices, mas patetices que ajudam a destruir o ambiente das NOSSAS escolas !
E não me interpretem mal : não seria preciso instituir um clima de ferro e fogo, bastaria CUMPRIR o que está regulamentado, sem cedências nem medos. Mais nada. E podiam continuar a dar umas palmadinhas amigáveis nos infractores, se quisessem ... depois de lhes aplicar as sanções que merecem. Não é mutuamente exclusivo, disciplinar e ser humano e amigável.

quinta-feira, março 11, 2010

SEM DÚVIDAS : O MEU REPÚDIO PELA GREVE ANUNCIADA DOS PILOTOS DA TAP

Antes de mais, uma declaração prévia ao tema que vou hoje abordar : por motivos profissionais conheço alguma coisa sobre o tipo de trabalho de um piloto de linha comercial como são os pilotos da TAP. Respeito as sua qualificações profissionais, as exigências médicas a que devem corresponder, as verificações periódicas de aptidão a que são sujeitos, a responsabilidade permanente do exercício da sua profissão, no que respeita à defesa das vidas dos passageiros e dos equipamentos que lhe estão confiados. Conheço também as qualificações académicas de vários dos pilotos da TAP.
Por último, tenho alguma informação quanto ao perfil psicológico, como seres humanos, de vários destes profissionais e isso inclui o seu posicionamento perante a vida, a empresa onde trabalham e o país a que pertencem.
Depois desta introdução, afirmo aos meus leitores que os motivos pelos quais os pilotos de linha comercial ( e os da TAP estão nesse cesto ! ) são tão principescamente pagos não tem muito a ver com a complexidade da função nem sequer com a escassez no mercado de pessoas com qualificações e ou aptidões para aquela função. A função é equivalente, em termos da sua complexidade tecnológica, stress profissional e responsabilidade a outras profissões que existem no Mundo que nem por isso são tão bem pagas. O nível de vencimentos que auferem é histórico, digamos assim, está directamente ligado ao passado, à época inicial da aviação, por vezes apelidada de “heróica”, quando os pilotos eram olhados como semi-deuses que faziam coisas mirabolantes que pouca gente era capaz de fazer. Depois, a gestão cuidadosa e interessada dos sindicatos, ao longo das últimas dezenas de anos, conseguiu sempre manter e até elevar os patamares de retribuição que estes profissionais auferem.
Pessoalmente, não me interessa muito discutir a ideia do merecimento ou da reprodutividade social ou empresarial daquilo que fazem versus aquilo que ganham. Tudo o que disse atrás apenas visou esclarecer o leitor quanto a alguns mitos que ainda rodeiam aquela profissão : um piloto de linha comercial é um profissional como muitos outros, sem nada de mítico ou divino nas suas aptidões e qualificações. Há-os muito competentes mas também os há apenas a cumprir os mínimos. A função não exige super-homens, e cada vez mais isso é verdade, à medida que as aeronaves vão sendo dotadas de meios automáticos de controlo de vôo, de navegação e de segurança. E a verdade é que quando esses meios falham, no todo ou em parte, raramente são os homens a conseguir impedir a tragédia.
Bom, tendo isto dito, apenas falta dizer uma outra coisa : sendo elevados os vencimentos dos pilotos da TAP, o seu sindicato é um sindicato “rico”, dado o volume das quotizações. Quando resolvem fazer greve, penso que é o único sindicato em Portugal que se dá ao luxo de compensar os seus associados pelo ordenado não pago pela entidade patronal nos dias de greve. No todo ou em parte.
Temos então um grupo profissional muito bem pago, que passa a vida pela Europa e pelo Mundo todo, em hoteis de cinco estrelas ( pagos pela empresa, claro, aí é natural ), habituados a possuir bons carros e boas casas, com uma carga de trabalho não muito intensa, uma vez que é limitada por motivos de segurança e com um background de formação humana e ou académica apenas média, quando não reduzida, frequentemente alheados dos problemas dos outros, o que significa alheados do seu país. Por norma, os termos de comparação deste grupo profissional são retirados de outros grupos estrangeiros, como os pilotos da Lufthansa, por exemplo. Não será de estranhar que muitas destas pessoas acabem por se olhar como seres superiores, com direito a muito mais do que aquilo que já possuem. Na velha escola, diria que é um grupo profissional fortemente alheado dos seus compatriotas e mesmo da sua empresa, que estão habituados a que ceda sempre aos seus desejos.

Dirá o leitor, agora : este gajo não os grama mesmo !
É verdade : em termos de grupo profissional, considero-os egoistas, abusadores e extraordinariamente insensatos. Ao longo dos anos, cansei-me das suas exigências permanentes, algumas das vezes exorbitantes, ao arrepio das condições gerais do país.
É verdade : se fosse Primeiro-Ministro e tivesse força política para isso, encerraria a TAP e recomeçaria de outra maneira. Não iria nunca permitir uma empresa onde, no passado, frequentemente tivemos, todos nós, de meter dinheiro para que suas excelências fossem sempre muito bem pagos.
Profissionais alienados da realidade como estes, para mim, teriam os dias contados. Há muitos homens e mulheres no Mundo com aptidões para as mesmas tarefas a metade do custo, acreditem.
Bem, porquê agora esta diatribe contra os pilotos da TAP ? É que as excelências decidiram agora fazer seis dias de greve. Seis !!! Não vão perder dinheiro com a greve, o Sindicato paga, até podiam ser dez dias. Pouco importa se a empresa, deficitária e exangue, vai ainda perder mais umas dezenas de milhões de euros com a greve. Que lhes importa isso, o raciocínio deles é que, se for preciso, alguém há-de colocar dinheiro na TAP.
Sempre fui de esquerda, leitor. Sempre procurei defender quem trabalha. Respeito a sua opinião, se contrária a esta. Mas do que se trata aqui não é de trabalhadores, é de um sindicato de homens que se julgam lordes, alheados a tudo o que se passa á sua volta, convencidos de que podem sempre esticar a corda porque ela nunca se parte. E que se lixem os outros.
Shame on them.
.
.

terça-feira, março 09, 2010

OS PAGANTES DO COSTUME

Gostava de perceber isto : porque é que sempre que o Governo gasta mais do que deve, a tapar buracos em bancos, a pagar contratos milionários de serviços externos desnecessários, ou a proporcionar chorudos vencimentos a toda aquela gente dos Institutos Públicos criados para os "boys", quem acaba por pagar são sempre os mesmos, os desgraçados sem culpa nenhuma dos desvarios alheios?
.
.
.

segunda-feira, março 08, 2010

OS PARTIDOS POLÍTICOS E O PENSAMENTO LIVRE

É comum afirmar-se que sem partidos políticos não há democracia. Mário Soares, por exemplo, já afirmou e reafirmou esta ideia milhares de vezes. Aceito essa ideia, não seria nada fácil viver numa sociedade onde existissem 3.914 correntes de opinião. Nenhuma delas teria peso suficiente e rapidamente surgiria um qualquer messias para arrumar a casa. Logo, venham os partidos políticos, sim senhor.
Observo, contudo, ainda que de uma forma talvez não muito fundamentada, que nas sociedades modernas as pessoas mais “livres” e com opiniões mais sinceras e lúcidas pertencem, por norma, a sectores da população não comprometidos com partidos políticos. E, salvo melhor opinião, há aqui uma enorme contradição : se os partidos políticos são indispensáveis á democracia, por um lado, pelo outro parecem ser uma má influência na liberdade, lucidez e isenção com que reflectimos sobre a sociedade.
Uma vez mais sem grandes pesquisas, inclino-me a pensar que isto sucede assim pela necessidade de formar uma frente coesa contra os adversários e também ( o que é bem mais grave ) pela forma como os militantes ascendem dentro das estruturas do partido e são escolhidos para os altos cargos, quando o partido está no poder.
Em todos os nossos partidos, a “carreira” do militante depende em grande parte da sua proximidade ao lider e do apoio incondicional que lhe prestar. É raro o militante que consegue atingir um status de relevo em qualquer partido se manifestar, várias vezes, a sua discordância pela linha política do líder.
Ou seja, os partidos políticos em Portugal ( e não só ) fomentam exageradamente a coesão e o monolitismo de opinião, de tal forma que ninguém ousa discordar do chefe do partido.
Esta realidade explica bem, na minha perspectiva, porque é que os pensadores mais originais e lúcidos da sociedade estão fora dos partidos. Em resumo, os partidos políticos viabilizam a democracia mas também a limitam.
Urge fazer qualquer coisa quanto a isto, alterando, por exemplo, o regime eleitoral, de tal forma que os candidatos de cada partido dependam mais dos eleitores locais, em cada partido, e menos do chefe do partido.
Esta ideia anda no ar há séculos, mas nenhum partido a “agarra” com convicção.
Percebem porquê, não percebem ?

sábado, março 06, 2010

O ADIAR PERMANENTE DAS VERDADEIRAS QUESTÕES ESTRATÉGICAS

Amigos : temos vindo a falar de economia. Tenho-vos transmitido a minha convicção de que a economia ( a oficial ), como ciência, faliu completamente. Mantenho essa convicção.
Outra coisa é falarmos da organização da nossa vida económica, nos seus vários sectores. Que fazer da agricultura, das pescas, da industria, dos serviços. Queremos ou não investimento estrangeiro ? Como é que a educação e a justiça, por exemplo, jogam com os objectivos dos outros sectores ? Por aí fora.
Provavelmente, ninguém que leia estas linhas contesta a necessidade de Portugal tenha ideias para a evolução dos sectores que acima descrevi. É fundamental sabermos o que queremos fazer nesses sectores, traçarmos planos para isso e ... cumprir esses planos.
E uma grande parte dos nossos problemas está aqui : alguém conhece esses planos ? Alguém já disse, neste país, o que se vai fazer das pescas, da agricultura, do turismo, da justiça, da educação ?
Respondam em consciência, por favor.
Não, ninguém disse. Nuns casos, porque não sabem, noutros porque não querem dizer.
Na agricultura e nas pescas, por exemplo, tem sido muita clara a orientação, pressionada por Bruxelas, para ir extinguindo esses sectores em Portugal. A Europa tem milhões de agricultores a produzir, do que precisa é que Portugal importe esses produtos, não que os produza. Quanto às pescas, para além do mesmo raciocínio, acresce outro, importantíssimo : se Portugal deixar de pescar, as suas águas e as suas quotas de pescado reverterão para os restantes países da Comunidade.
Pensam que não é assim, que eu exagero ? Então pesquisem, leiam, procurem, pensem e depois falamos outra vez.
Então o que fica ? O que significa hoje governar ? Qual tem sido a estratégia para o desenvolvimento do nosso País ?
O quê ? O plano tecnológico, o TGV, o novo aeroporto ? Isso é que é uma estratégia ?
Que Deus nos proteja, nada disso está pensado em termos integrados, de projecto sério. A verdade é que as consequências dos cursos mal tirados não são apenas políticas, são sobretudo um travão ao desenvolvimento do país. Então não é que ouvi, um destes dias, o senhor ministro do Equipamento Social ou das Obras Públicas ou lá o que é dar como justificação para o TGV permitir aos madrilenos vir a Lisboa fazer surf ? Querem maior demonstração de que estamos entregues aos bichos ?
Meu Deus ...
Entretanto, o país vai ficar adiado mais 3 ou 4 anos, com o famigerado PEC II, vai ser um apertar de cinto diabólico ( sempre os mesmos ) , o grande objectivo vai ser outra vez o défice público !
E as verdadeiras questões – aquelas de que falámos acima – vão outra vez ficar adiadas.
Ah ganda Governo ! Ah ganda Europa !!!

sexta-feira, março 05, 2010

TANTA PRESSA NUMAS COISAS ...
Palavra que sou uma pessoa razoável, comedida nos meus juízos políticos e ainda mais nos que envolvem o carácter das pessoas. Das pessoas em geral, não faço qualquer distinção com magistrados. Porém, o que também não sou, definitivamente, é parvo, distraído ou ignorante. Já vivi uns anos largos, conheci o meu país no tempo de Salazar e Caetano e acho que também o conheço hoje. Ou pensava que conhecia.
Olho para o meu país hoje ... e não gosto NADA do que vejo. Mesmo nada. Não me reconheço neste lamaçal em que isto se está a tornar. E a culpa não é da chuva. Se as escutas que têm vindo a lume tiveram algum mérito, foi esse, indubitavelmente, para além de se discutir se Sócrates sabia ou não sabia da compra da TVI pela PT ou se Sócrates queria tirar da TVI a Manuela Moura Guedes. Então, que mérito foi esse ?
Pura e simplesmente, ficaram bem claros os "esquemas", o tráfico de influências, o "estilo" de poder, os conhecimentos, as cunhas, os jogos. E isso é horrível, ficou à mostra o lamaçal completo em que se tornou a nossa vida pública.
Dirão os mais "empedernidos" : então mas não sabias que era assim ? Com estes ou com outros gajos ?? És cá um ingénuo ... Respondo eu, saber sabia, mas nunca pensei que chegasse tão longe !
A verdade é que, depois destas escutas, nada será o mesmo. A podridão invadiu, definitivamente, este meu País.
No meio deste nojo, desta maré negra que comeu toda a ética e a moral, como normas de convivência social, a preocupação do Ministério Público com alguns jornalistas que quebraram o segredo de justiça é patética. Repito, patética e inexplicável. A vida política do país é uma merda pegada e o MP corre atrás de quem nos veio mostrar a merda que existe.
Sabem, para não aumentar o lamaçal, dispenso-me de dizer o que penso desta lamentável iniciativa. Mas o que não posso é deixar de concordar com José António Saraiva, em artigo de opinião no SOL de hoje, ao afirmar que o Sr. Procurador-Geral da República devia abandonar as suas funções.

quinta-feira, março 04, 2010

CRISE ... MA NON TROPPO !

No seguimento do que ontem escrevi, dei hoje comigo a ruminar certas notícias vindas a lume. Ruminar é mastigar lentamente, não é ? Pois foi o que fiz, com os anúncios dos lucros obtidos em 2009 pela PT e também pela EDP. Centenas de milhões de euros, a EDP atingiu praticamente os 1000 milhões de euros. São empresas privadas, geridas na perspectiva do lucro, pelo que se pode afirmar que são resultados brilhantes.
Brilhantes ?? Mas oiçam lá, amigos, 2009 não foi um ano de uma crise do caraças ? Como é que estes senhores conseguem obter resultados destes ?
O mínimo que me passa pela cabeça é que os bancos, a EDP e a PT nunca foram avisadas quanto à crise.
Vejamos : então empresas que fornecem crédito ( bancos ) e serviços essenciais á nossa economia ( comunicações, electricidade ) não foram chamadas a suportar a sua quota-parte de esforço para recuperar da crise ? Como, por exemplo, energia e comunicações a preços mais baixos para a industria e comércio, crédito mais acessível e a custos inferiores ? Ou, em alternativa, com o pagamento de uma sobretaxa nos seus impostos ?
Não seria isso legítimo e até natural ? Notem que, pelo menos a Caixa Geral de Depósitos, registou uma diminuição grande nos seus lucros. Não seria de esperar o mesmo das outras grandes empresas ? Sem comprometer a sua rentabilidade e a retribuição justa aos accionistas ?
Pois é, meus amigos, é por estas e outras que os portugueses se sentem tão deprimidos, tão ofendidos com os políticos, tão descrentes quanto ao futuro.
É que, ao contrário do sol, a crise, quando chega, não é para todos ...

quarta-feira, março 03, 2010

PARA QUE SERVE A ECONOMIA ?

O que vou dizer a seguir não é nada politicamente correcto. É mesmo muito chocante : o saber actual em economia, corporizado no conhecimento académico transmitido pelas faculdades de economia aos seus alunos é chocantemente inoperante. Ou seja : não funciona, de pouco adianta em termos práticos.
Não é dificil perceber porquê : a economia não é uma ciência “exacta”, no sentido das engenharias ou da física e matemática. É uma ciência social, lida com comportamentos humanos em sociedade. Daí o seu grande grau de incerteza, daí a sua baixa fiabilidade.
Não viria grande mal ao mundo desta constatação, não fora o facto dos economistas terem enorme influência no traçado das políticas de desenvolvimento nos países modernos. O pior é quando sucedem os precalços do tipo desta ultima crise : aí ninguém se entende, toda a gente manda palpites mas ninguém sabe o que fazer. Deixa-se o tempo ir correndo e espera-se que as coisas vão retomando o seu curso, é o que se faz. Para além disso, apenas se evitam falências indesejadas pelo efeito de dominó e se atira dinheiro ( de todos nós ) para aqui e para acolá.
É uma tristeza, esta coisa da economia. E nas finanças ainda é pior. Uma calamidade, uma brincadeira de putos, um jogo arriscado e viciado em muitas das suas regras.
Para que não pensem que chego aqui e mando umas biscas para o ar, vou fazer algumas perguntas simples, nestes domínios :

1. Alguém sabe explicar porque motivo a Europa afirma que 3% é o limite máximo para o défice público dos vários países ? Porque não 2 ou 4 ou 5 % ? Julgam que, por detrás deste 3%, há algum motivo miraculoso ou cabalístico ?

2. Qual a razão de impor um limite destes para TODOS os países, independentemente da sua situação económica e financeira ?

3. Um défice nas contas públicas é mau, por si mesmo, independentemente daquilo onde se gastou o dinheiro a mais ? Tanto faz ser um défice provocado por investimento como por consumo ?

4. Em 2009, o défice português parece que foi de 9 e tal %. OK, muito bem. Toda a gente diz isto e aquilo, mas o essencial acho que ninguém pergunta : onde foi gasto todo aquele dinheiro a mais ? Já alguém explicou isso, preto no branco ?

5. Se ninguém ainda clarificou onde foi gasto todo aquele dinheiro a mais, como é que logo a seguir descobrem onde hão-de fazer poupanças na despesa ? Como é que se atiram logo aos salários dos funcionários públicos ? Foi aí que foram gastos os milhões a mais ?

6. Como é possível, numa situação como a que atravessamos, que os bancos apresentem lucros tão elevados ? Então a crise não deve também ser paga com a ajuda deles ? Então quando esses senhores estão com problemas devemos injectar-lhes quantidades loucas de dinheiro mas depois, quando aparecem esses lucros, não vamos buscar nenhum desse dinheiro ?

7. Porque é que numa crise destas, os pobres e remediados é que se lixam sempre ? Quando não se aumentam salários, esta medida tem o mesmo impacto em quem ganhe 800 euros por mês ou em quem ganhe 8.000 euros ?

E por aí fora. Perguntas simples para as quais os economistas não dão respostas. Ou dão muitas e desencontradas, o que vai dar no mesmo.
Conclusão : a economia, esta economia que nos servem todos os dias, é uma grande treta. Não se deixem levar por estas falas, porque eles ( os economistas ) não sabem o que hão-de fazer ( na hipótese mais simpática ) ou então sabem muito bem o que andam a fazer, mas nesse caso não esperem grandes melhorias ...

E é assim, de desencanto em desencanto, tal como o elefante anda de nenúfar em nenúfar ... isto é, com o credo sempre na boca !
Tenham um bom dia e não se deixem levar ( totalmente ) pelo meu pessimismo. Ainda há milagres, dizem alguns.
.

domingo, fevereiro 28, 2010

OS EQUÍVOCOS DO SENHOR MINISTRO

Primeiro equivoco : em Portugal, não houve dizer mal de Portugal, ouve dizer mal de Sócrates, o que não é manifestamente a mesma coisa. Ou para o sr Ministro Luis Amado José Socrates já é igual a Portugal ?

Segundo equívoco : a afirmação do sr Ministro enferma de um erro lógico primário, que é admitir que no estrangeiro, por onde anda, se sabe tanto sobre Portugal como em Portugal. De onde, os portugueses seriam más línguas ou uma cambada de invejosos. Mas este raciocínio está errado : claro que é em Portugal onde melhor se conhecem os podres nacionais, where else ? Que esperaria o senhor ministro ?

Terceiro equívoco : regressar à ideia de que o que é estrangeiro é que é bom, deixa-me uma forte sensação de cheiro a passado. Mas agora a opinião do sr Sarkozy, do sr Berlusconi ou da sra Angela Merkel é que vai legitimar este Governo ou o sr Sócrates ?

Enfim, uma tristeza o que uma certa política faz as pessoas dizer.
.

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

ESTOU FARTO DE DITADORES

Os incidentes domésticos dos nossos aprendizes a autoritários encartados, não nos podem fazer esquecer os ainda graves problemas existentes no Mundo quanto à liberdade de expressão do pensamento e demais liberdades cívicas e políticas.
Por nascimento, educação e vivência sou um revoltado permanente, preferindo a vida de eremita a um jugo permanente a qualquer ser humano ou ideologia com pretensões à verdade absoluta e única. Esteja essa verdade envolvida e disfarçada no manto sedutor de amor aos desprotegidos e humilhados, como em Cuba ou na China, ou, pelo contrário, despudoradamente reaccionária e humilhante como a de Berlusconi, em Itália.
Confesso que conheço muito pouco do oposicionista cubano Orlando Zapata Tamayo, preso político em Cuba, recentemente falecido na sequência de uma greve de fome. Mas também não preciso de muito para lhe prestar a minha singela homenagem : inclino-me sempre perante um homem que ousa desafiar aqueles que o querem proibir de pensar com a sua própria cabeça. Comove-me que ainda existam pessoas assim. Pelo contrário, Fidel de Castro e Raul de Castro : que merda de grandeza de alma, que porcaria de estranha noção de amor aos outros é que vocês demonstram, ousando suprimir assim a vontade e o querer de seres humanos como vocês ? Que estranha ironia da vida, começar como heróis de um povo e acabar como coveiros desse mesmo povo. Ganhem lucidez e vergonha, velhos lideres amortalhados em ideais que acabaram por trair completamente ao longo dos anos.
Orlando Zapata Tamayo, descansa em paz, és um símbolo e uma esperança para todos os que amam a liberdade de pensamento.

sábado, fevereiro 20, 2010

A TRAGÉDIA DA MADEIRA E O TRADICIONAL LOGO SE VÊ DOS HOMENS

Não é preciso conhecer bem o Funchal para se perceber que grande parte das suas ruas e casas ficam mesmo por cima dos leitos de enxurrada, quando a precipitação é muita a cair pela encosta íngreme. Como hoje, formam-se verdadeiros rios com velocidades de descida enorme, naquelas estradas todas que sulcam a encosta.
Estas tragédias seriam evitáveis ? Sim, poderiam ( poderão ) ser muito minimizadas, aumentando convenientemente as secções dos leitos de fuga das ribeiras e, se necessário ( e iria mesmo ser ), abrindo novas linhas de escoamento, por debaixo de ruas, se outros espaços não existirem.
Acontece que obras dessas são caras, muito caras, e não dão votos nem dinheiro a ganhar ao turismo local.
Meus senhores, olhem a sério para os problemas, sim ?
Entretanto, muitas pessoas a chorar a perda de familiares ou amigos e muitas mais a braços com graves prejuízos financeiros.
O mínimo que agora se pode fazer é ser solidário com essa gente.
A POLÍTICA EM PORTUGAL OU A MORTE DA DECÊNCIA

Em Portugal, as palavras não valem o mesmo que noutros países. Aqui, aparentemente, não valem nada. Nem as palavras, nem gravações, nem actos, nada. Aqui a solução das coisas faz-se pela impunidade. Não dão explicações, limitam-se a anunciar que tudo não passa de uma enorme campanha para denegrir o PS. E zás, tendo isto dito, Sócrates transforma-se por artes mágicas num socialista de passado irrepreensível, pessoa digna como poucos, acima de qualquer suspeita.
Afirmam, nervosos e irados, que Sócrates está a ser vítima de juízos indevidos sobre o seu carácter. Ainda não percebi muito bem o significado desta frase cabalística sobre o carácter. Tanto quanto consigo entender, em política não se devem fazer juízos sobre o carácter dos homens públicos. Deve discutir-se política, não o carácter. Interessante teoria, como muitas outras que estes infelizes e desacreditados personagens fabricam. Então, em política, desde que o homem ( ou mulher, não é, Fátinha ? ) seja eleito já não se lhe podem apontar problemas de carácter ?
Bem, para mim e tenho a certeza de que para muitos outros portugueses, um homem pouco sério e meio trafulha, mesmo eleito, continua a ser um homem pouco sério e meio trafulha.
Quanto a tentativas de decapitar e desacreditar o PS, não sei de nada. Ou melhor, sei que se já houve alguém decapitado, neste País, não foi Sócrates, foram outros, como bem se recordam.
De forma que ver na TV figuras como Almeida Santos, com aquela habilidade verbal que tanto o caracteriza, ou Manuel Alegre, com aquele seu jeito elíptico de nunca dizer nada que faça mossa ao seu partido, é-me extremamente penoso. Mesmo penoso.
Afinal, a democracia é isto ???

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

O PESSOAL DA TAP É MUITO INFELIZ E MAL PAGO !

Foi hoje anunciado : a administração da TAP vai conceder um aumento de 1,8 % a todos os trabalhadores da empresa.
Lindo : afinal, apertar o cinto não é para todos. Para a TAP não é, pese embora o facto singelo de estar a dar prejuízo de milhões de euros anuais e de ter uma dívida acumulada a que já perdi o conto.
Eu sei que estas observações conquistam facilmente aplausos em pessoas sempre prontas à inveja e à maledicência e que, por isso, se convencionou chamar a estas críticas demagógicas.
Demagógicas ou não, estou-me nas tintas para que digam isso, é ou não verdade que esta decisão é uma chapada na cara de muita outra gente deste país, sem aumentos e com salários bem mais baixos que os praticados na TAP ?
Será por se tratar de aviação que estes problemas são tratados com os pés pouco assentes na terra ?

terça-feira, fevereiro 16, 2010

VITOR CONSTÂNCIO

A bem da Europa, oxalá faça um trabalho melhor no BCE do que fez no Banco de Portugal. Parabéns, Banco de Portugal. Felicidades, BCE, se fosse a vocês pensava bem na vossa política de recrutamento !

PS - Já não sei muito bem o que faz o presidente do BCE ... agora quanto ao vice-presidente, que diabo fará ? De qualquer forma, que alívio !

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

A PRAGA DOS INSTITUTOS

São coisas criminosas. São mentiras sob a capa de pretextos de eficácia e reorganização. Está bem, já vos digo de que estou a falar. Li hoje no jornal que o Governo vai criar um Instituto ( ou algo do género ) para gerir o parque escolar nacional, sobretudo a nível do secundário. As escolas existentes e terrenos serão desanexados do património de estado e entregues ao património desse novo Instituto. Para facilitar a gestão do parque, diz-se. Para flexibilizar procedimentos. Para tornar as coisas mais rápidas e racionais...
Lembro-me desta tendência ter começado, aqui há uns anos, e eu com cara de parvo sem perceber. A mim parecia-me que nada daquilo fazia sentido, achava que o Estado tinha a faca e o queijo na mão para agilizar os procedimentos, se quisesse, e que criar um novo Instituto para fazer a gestão dessas coisas quando o Governo já tinha serviços exactamente para esse efeito era de cretinos ...
Pobre de mim, isto acontecia quando eu ainda era ingénuo e bem intencionado, tadito.
Agora já não sou nada disso e acuso : quem faz estas coisas, no Governo, ou é desonesto ou ignorante. Criar novos orgãos para fazer o mesmo que o Estado já faz, através de direcções gerais, repartições e outros organismos é DUPLICAR serviços, é CRIAR NOVOS POSTOS DE TRABALHO SEM REDUZIR OS ANTERIORES, é inventar soluções que já estão inventadas.
Sabem então qual é a razão para estas “invenções” ?
É fácil : são mais x postos de trabalho, bem remunerados e acompanhados de regalias, para os boys que não cessam de aparecer. Na estrutura formal do funcionalismo, não é fácil “meter” esses boys, há regras, há precedências, há concursos. Nos novos institutos não é preciso nada disso, a coisa é por convite. Ainda por cima, esses institutos são dotados de autonomia administrativa e financeira, leia-se : podem fazer o que quiserem quanto a salários, prémios, carros, cartões de crédito, etc ...
Leitores : esta é a verdadeira e unica razão para a galopada incessante dos encargos com a coisa publica, em sentido lato, nos ultimos anos, no nosso país. Se se derem a esse trabalho e forem investigar quantos institutos existem no nosso país, nesta data, vão ver que são largas dezenas ( se não duas ou três centenas ), todos ou quase todos em áreas em que a estrutura tradicional da função pública ( ministérios, direcções gerais, inspecções, etc ... ) ainda conserva as anteriores estruturas.
Percebem agora porquê ?
Percebem agora também porque gastamos tanto dinheiro a gerir as coisas públicas e o resultado é tão mau ?
Vamos parar sempre ao mesmo : falta de carácter, falta de vergonha, compadrio, cobertura, ganância, chico-espertice, ignorância, falta de inteligência e de honestidade.
O resto são cantigas para entreter as avózinhas ingénuas.
Ah, não pensem que o vosso partido está inocente desta acusação. Nesta história são todos vilões, já vi todos os partidos fazerem isto. Alguns, senão a nível central, então a nível autárquico.
E depois, nós, os tansos, os mansos, que paguemos a conta, claro.
A VERDADE É QUE ESTÁ QUASE TUDO MAL FEITO !

Há erros que ficam caros. Portugal não pode continuar a errar. Pura e simplesmente já não há tempo para isso. Não há tempo ... mas também não há esperança, acho eu. Muitas coisas tinham que mudar. Demasiadas e, sobretudo, demasiados interesses a beliscar. O que teria que mudar ? Os partidos. A escolha dos militantes. A forma de fazer as eleições. Os principios éticos na política. A qualidade média cultural dos portugueses. De todos os portugueses : políticos, empresários, trabalhadores, eleitores em geral. A noção das responsabilidades teria de mudar também : os pais deveriam ser mesmo pais, por exemplo, e deixarem de pretender que seja a escola a educar os filhos. Os políticos, desde deputados a ministros, deveriam perceber, de uma vez por todas, que foram escolhidos para governar o nosso condomínio comum ( o país ) e não para organizarem a sua vidinha, nem para se armarem em tipos importantes que não ligam á ralé nem lhe devem explicações. O Procurador Geral da República deveria deixar de se esconder atrás de chinesices pseudo jurídicas e descer á terra. E também de se sentir dependente do Governo. O Presidente da República deveria deixar de respeitos tontos pela estabilidade e ousar mais a procura das soluções. Um país da treta estável é melhor do que um país instável em fase de reorganização ??
Todos nós teríamos que ter mais respeito pela verdade, pelo pagamento dos impostos, pelo abandono das cunhas e dos empenhos, pelo esforço duro e puro. Os empresários teriam que aprender a ser empresários, a investir em inovação, a procurar a produtividade na organização e na melhoria de equipamentos e não nos salários baixos. Deviam também matricular-se, a maior parte deles, em cursos nocturnos de melhoria da sua literacia. Os trabalhadores deviam aprender a exigir com sensatez e com pés e cabeça, não só os salários de hoje mas também as melhorias das empresas para que os salários de amanhã fossem melhores.
Tanto, tanto, tanto, teria de mudar ...
Acreditam que mude, a breve prazo ? Então ?

sábado, fevereiro 06, 2010

MATAR O MENSAGEIRO RESOLVE O PROBLEMA ?

Nos últimos tempos, a forma como Portugal tem lidado com os casos quentes, sobretudo aqueles que envolvem José Sócrates, ou pessoas do seu circulo próximo, têm tido duas variantes completamente diferentes : de um lado, os portugueses comuns ficam chocados, incrédulos, descrentes, cínicos, querendo ver as coisas investigadas e explicadas ; pelo seu lado, a justiça levanta inquéritos não aos factos em si mas antes ás fugas de informação que os trouxeram a público.
Convenhamos : se não andam a gozar connosco, bem parece. Se assim não é, e eu estou errado, expliquem-se, gaita ! Quem é que pensam que são, em relação a nós, para se fingirem muito indignados e nada explicarem ?

sexta-feira, janeiro 29, 2010

A MORTE DA ECONOMIA

Já sabem quem morreu ? A Economia, coitada. Foi assassinada, sem dó nem piedade. A PJ ainda não tem a certeza de quem cometeu o crime mas desconfia do sector financeiro. Nos ultimos anos este suspeito sector já vinha ameaçando, já se notava que o valor das empresas cotadas não tinha relação nenhuma com a sua realidade económica mas sim com o valor de mercado das suas acções, dependendo portanto de factores tão exógenos como a realização de mais valias ou a especulação.
A coisa foi piorando de forma escandalosa. O sector financeiro passou a impor as suas próprias regras á economia, inventando produtos imaginários e vendendo-os a todo o mundo, numa espiral crescente de compra vende, sempre a preços crescentes, como se toda a economia fosse um gigantesco faz-de-conta em que só os ultimos se lixam. E quando não são produtos imaginários, sem qualquer suporte físico real, vendem-se produtos a datas e preços futuros, numa autêntica lotaria de gente sem escrupulos nem decência.
Enquanto tudo isto era apenas uma parte ínfima da economia global, não assustava, permitia realizar mais valias a muita gente e financiar as empresas. Quanto perdeu o controlo e passou a regime de autocrescimento permanente, abarcando todo o mundo, fazendo e desfazendo quantidades de dólares incríveis com muitos zeros em horas ou dias, a economia empalideceu, tremeu e ... morreu. De morte subita.
E é assim que estamos. O desemprego está como está por causa deste assassinato. Olhamos todos uns para os outros sem perceber, mas a verdade está aí, nua e crua : a menos que prendam e castiguem exemplarmente a culpada, a grande finança, a morte da economia será irreversível e arrastará com ela crise, miséria e desemprego.
Metam no seu lugar o sector financeiro, por favor. Digam-lhe que a verdade não é a multiplicação do valor monetário das coisas, artificialmente, manipuladamente, especulativamente, mas sim a velha produção e comercialização de bens e serviços, com o consequente valor para o comprador e a realização de lucro para o vendedor, de uma forma natural, gradual e lenta, ao ritmo do trabalho humano e da dignidade dos homens.
Não deixemos a economia morrer de vez !

segunda-feira, janeiro 25, 2010

O NOVO PAPÃO

O grande papão do momento é o endividamento externo, o défice orçamental e as empresas de “rating”. O medo a estas empresas é recente e surge curiosamente quando a credibilidade destas empresas anda pelas ruas de amargura, já que falharam redondamente na previsão da actual crise financeira.
A verdade é que toda a gente, jornais, TVs, políticos, partidos, sei lá, toda a gente que supostamente pensa sobre estes temas fala nas empresas de rating.
Bem, lembrem-se: era preciso vender medicamentos para aumentar os lucros, aparece uma endemia de gripe ; agora é preciso “travar” os salários e beneficios sociais e aparecem as empresas de rating e a ameaça de bancarrota.
Notem bem, é sempre assim, dê-se-lhe as voltas que quiserem : quem paga isto tudo são sempre os mesmos ; quem aproveita para embolsar, também são sempre os mesmos, embora sejam outros mesmos.
Já ninguém fala nos imensos milhões de euros “metidos” no sistema bancário, retirados do orçamento de 2009, responsáveis em grande parte pelo aumento do défice. Interessa-lhes esquecer esse pormenor, não é ? Pois é, agora vamos todos pagar essas “ajudinhas”, vão ver. E os “ajudados”, esses bancos, continuam com as mesmas políticas e atitudes, os mesmos prémios e extras chorudos. Agora viram-se todos contra os funcionários públicos, as pensões e o serviço de saúde, os criminosos do costume. Os banqueiros,tanto os sérios como os corruptos, viram a cara para o lado e assobiam para o ar, não é nada com eles.
Ah que paciência é preciso para aturar estes tipos !

quinta-feira, janeiro 14, 2010

ACHO QUE DEUS ANDA MUITO DISTRAIDO

Estas tragédias recordam-nos constantemente que vivemos num Mundo perigoso. Não só perigoso como injusto, o que ainda é pior. Muito perigoso e tremendamente injusto. Um Mundo sem poderes regulatórios ou compensatórios de natureza extra-humana. Havia logo de ser ali, em cheio, naquele povo paupérrimo, com fome, a viver em imensas favelas de milhões de pessoas que um forte sismo acontecia ? Merda, uma desgraça nunca vem só, não é ?
Esperemos que, pelo menos, saibamos encontrar em nós uns restos de solidariedade e ajudemos aquela gente, como pudermos. É o que nos resta para não perdermos completamente a dignidade humana.

sábado, janeiro 09, 2010

A LEI DAS COMPENSAÇÕES NO CASAMENTO ?

Pronto, estou convencido. Somos pobrezinhos, corruptozinhos e outros inhos mas somos um povo culto, de cabeças arejadas e muito solidários.
Assim, sim, dá gosto ser português. Os direitos humanos foram repostos no nível de respeito merecido.
Sim, é disso que falo : a partir de agora todos os portugueses e portuguesas se podem casar. Uns com umas, umas com umas e uns com uns. Nada a objectar.
A não ser ... enfim, porque será que esta nova “modalidade” de casamento é legalizada agora quando os “outros” casamentos estão a ir pelo cano abaixo ?
Vai ser giro : qualquer dia, só há casamentos de pessoas do mesmo sexo. Os outros, que já experimentaram isso há séculos, estão todos a baldar-se !

sábado, janeiro 02, 2010

A TEMPESTADE INEVITÁVEL ?

Passadas as festas, as boas intenções e as esperanças, resta-nos o quê ? O mesmo país moribundo, pejado de abutres que se acotovelam na disputa dos seus euros, o mesmo conjunto de actores políticos, gastos, desacreditados, sem soluções nem vergonha de as não ter, o mesmo povo apático e desinteressado de que falava Eça de Queiroz, a mesma TV, os mesmos jornais, os mesmos críticos ( como eu ), sem qualquer capacidade de mudar seja o que for ...
Ou seja : depois da esperança infundada, a crua realidade. O país desagrega-se, confundido com tanta inoperância e tanta ganância. Desalentado pela quase ausência de ética e vergonha. É um fartar vilanagem, antes que estoure e nada se aproveite. É um país quase a saque, sem rei nem roque, sem leme nem timoneiro, a navegar sempre nas mesmas águas turvas.
Ninguém sabe o que fazer, o que é mais grave. A responsabilidade e o espírito de missão que seriam necessários não se inventam por decreto. Deixamos as coisas degradarem-se, como em tantas outras ocasiões na nossa história, até que algo aconteça, uma outra Índia ou Brasil ou Europa ou Maio ou Abril ou sabe-se lá o quê.
Apetece dizer : não se pode mudar de povo, de governantes, de classe política, de jornalistas, de gente da TV ? Não ?? Então que se lixe, aguardemos pelo terramoto calmamente.

terça-feira, dezembro 22, 2009

E QUEM NÃO TEM FAMÍLIA, O QUE FAZ ?

Na memória da minha infância, os Natais eram tempos de muita gente a falar ao mesmo tempo, de longos abraços, do cheiro à caruma dos pinheiros, do murmurar do mar lá em baixo, na baía. Passávamos o Natal em S. Martinho do Porto, terra natal dos meus avós e dos meus pais. Muito mais tarde, houve muitos Natais na Golegã, com a família da minha mulher, amigos de coração grande, ribatejanos de antes quebrar que torcer. Foram também Natais mágicos, a lareira com velhos troncos retorcidos a estalar, enquanto nós, de pé, beberricando uma aguardente ou um uisque, virávamos as costas ao lume, uma mão apoiada na trave seca e lustrosa.
Depois, oh meu Deus, depois vieram outros Invernos que me levaram toda a gente que eu amava. Um a um, quase todos sairam do meu presépio, já não vejo ninguém por perto, à excepção da minha filha. Ciumentos das alegrias passadas, estes Invernos tiraram-me toda a vontade de viver o Natal. Para muitos como eu, homens sózinhos a recordar o passado, o Natal pode ser terrívelmente triste e deprimente.
Por isso me viro para o significado primitivo e puro do Natal : o nascimento de um Menino que mostraria como perder a própria vida pode ser necessário para que o sonho de amor pelos outros possa continuar a viver.
E é assim, afinal, que quero passar o meu Natal, com a minha filha e os nossos gatos : lembrando aqueles que já nos deixaram e glorificando a pureza de alma e a coragem do Menino Jesus. E lamentando que essas virtudes andem tão arredias deste nosso País atribulado ...

sábado, dezembro 12, 2009

PARECEM UM BANDO DE GAIVOTAS A GRASNAR !

Já não consigo suportar debates, grandes programas sobre a actualidade portuguesa, discussões infindáveis. Repugnam-me, cheiram-me a pôdre, enervam-me, provocam-me suores. Meus senhores e senhoras : não conversem mais, não se oiçam mais a vós próprios, por amor de todos nós, ou das vossas famílias, ou de Deus, ou de quem quiserem : deixem-se de paleios e façam coisas. Res non verba, diziam os latinos, que é como quem diz : menos paleio e mais acção !

quinta-feira, dezembro 10, 2009

quarta-feira, dezembro 09, 2009

ASSUMAMOS A NOSSA MANEIRA DE SER !

Os homens e mulheres que habitam o nosso planeta são seres muito diferentes entre si. Como os gelados, they come in all flavors ( á americana ). Há-os bonitos, feios e assim-assim. Há-os divertidos, embezerrados, calados e faladores. Há-os inteligentes e há-os burros. Também há Sara Palin, para além de todas as classificações. E, depois dessa variedade enorme, há ... os portugueses. Extraordinários. Enormes. Incapazes de organizar um País decente, apesar de terem todas as ferramentas para tal. Especialistas da futilidade, da superficialidade, da corrupção, da cunha, do conheço um gajo que ... Génios na análise e identificação dos problemas, mas completamente ineficazes, depois, na sua solução, desde que exija trabalho e perseverança. Masoquistas ? Preguiçosos ? Simplesmente incompetentes ? Confesso que não consigo perceber.
Há quantos anos se fala em melhorar a Justiça ? E a Educação ?
Não, nada feito, muito complicado, tudo isso. Há que começar devagarinho, por outro lado. Talvez oferecer computadores aos putos, talvez juntar várias burocracias num local unico, tipo loja do cidadão. Coisas assim, ainda se fazem. Devagar, claro.
Mas justiça e educação, a sério ? Tá quieto óh malandro !
Bom, não é bem assim : fazem-se grandes programas na TV, com dezenas de peritos, vários curiosos e uma senhora meio esganiçada, armada de uma deficiente cultura, sempre a colocar perguntas inteligentíssimas. Também se organizam livros brancos, simposiums, workshops, tudo ao mais alto nível, senhores e senhoras bem vestidas, sérias, compenetradas, com abordagens originalíssimas aos temas propostos. Portanto, alguma coisa se faz. Na justiça, os dois maiores partidos nacionais até já fizeram um pacto de regime !
O pior é passar á prática. Aí tudo se complica ! Somos mesmo bons na falta de eficácia : quando se tenta introduzir um sistema informático na Justiça, para acelerar tudo, logo a seguir mudam-se uns quantos Códigos do sector e deita-se tudo de pantanas outra vez. Para complicar, até o sistema informático dá barraca atrás de barraca, paralizando mais as coisas do que quando eram feitas á mão ...
E não se riam os fanáticos do PSD, pensando que estou a desancar o Governo do PS. Por uma vez, declaro alto e bom som que o vírus é transversal á sociedade portuguesa. Apenas escapa o PC e, mesmo assim, apenas no que respeita á festa do Avante. No resto, são como os outros, só paleio, comícios, congressos e pouco mais.
Meus amigos, os portugueses são assim. Nada a fazer. Deve ser do clima, ou do bom vinho, ou da gastronomia, sei lá. Nada a fazer.
Proclamemos, pois, a nossa felicidade em ser tal como somos. Sejamos puros e verdadeiros, confessemos a nossa incapacidade de construir um país decente. E, tal como no futebol, contratemos um brasileiro para nos governar. Afinal, até eles estão a fazer melhor que nós !!!

sexta-feira, dezembro 04, 2009

A VIDA INTERNA DOS PARTIDOS INTERESSA APENAS AOS PARTIDOS ??

Fala-se muito em democracia mas pratica-se pouco. Como na religião, em que muitos se reclamam católicos ( ou protestantes ou islâmicos ou budistas ... ) mas poucos seguem os respectivos mandamentos. Pratica-se pouco e reflecte-se ainda menos.
A democracia, em sentido lato, exige igualdade de direitos e de possibilidades para todos. Na realidade, é o oposto que se passa.
Olhem para o singular percurso de “carreira” de algumas das actuais figuras cimeiras nos nossos partidos políticos e vejam como a democracia foi “retorcida” até mais não poder. Ao contrário de Soares, Cunhal, Sá Carneiro ou Freitas do Amaral, muitos “subiram” as escadas de acesso aos circulos do poder guindados pela mão de um amigo, conterrâneo ou protector, sem qualquer tipo de curriculo prático ou mesmo teórico. Queimaram etapas, aparecendo em posições de destaque nos aparelhos partidários sem qualquer relação com os seus méritos políticos ou de militância. Muitas vezes, fizeram percursos paralelos em orgãos de comunicação, em “acumulação”, alcançando uma notoriedade falsa, apenas por “aparecer” nos jornais ou na TV.
Este percurso que traço engloba pessoas tão diferentes como Paulo Portas, Santana Lopes, Sócrates ou mesmo Cavaco Silva, pessoas que usaram processos “acelerados” de conquista de lugares de relevo nos respectivos partidos ou que para eles se viram atirados por causa da rodagem do carro ... Não estou a tentar diminuir-lhes os merecimentos, apenas me limito a verificar que utilizaram mecanismos de catapultagem política e que poucas ou nenhumas provas tinham dado até se tornarem “notáveis”.
É bom ? É mau ?
Depende, não é ? Para mim, é mau. Ficamos á mercê de todos os “habilidosos” que quiserem utilizar estes mecanismos. Só por um bamburrio da sorte estas pessoas virão a ser bons políticos, gente com capacidade para construir destinos. Temos que concluir que a democracia é refém, nos nossos dias, de coisas como o marketing e o jogo de influências. Num Mundo em que tudo se regulamenta, a tudo se aplicam normas rigorosas, porque motivo ainda ninguém tentou disciplinar a “carreira” dos militantes dentro dos partidos ? É uma questão puramente interna dos mesmos ? Uma ova é que é, quando os chefes desses partidos se tornam logo a seguir em primeiro-ministros e em presidentes ! E em directores disto e daquilo.
Convenhamos : um dos grandes, enormes problemas da nossa democracia é proveniente disto mesmo, do mecanismo totalmente ineficaz e completamente enviezado que os partidos, todos os nossos partidos, usam para escolher os seus “melhores”. E sabem que mais? Recuso-me a acreditar que estas pessoas, assim seleccionadas e por nós ratificadas, à falta de outras, sejam as melhores que o nosso País tem para nos governar.
Não são por certo, tempos houve em que sabíamos encontrar homens que nos levavam á India e ao Brasil. Agora contentamo-nos com homens e mulheres que apenas chegam a Bruxelas.

domingo, novembro 22, 2009

AH, OS ALMOÇOS DA MALTA DO LICEU !!

Ontem, sábado, saí da minha concha e estive a almoçar com amigos na Casa do Ribatejo. Malta do meu tempo de Liceu, em Santarém.
É algo sempre agridoce. É triste chegar e ver aqueles homens e mulheres já velhotes, com 66 ou 67 anos. É bom, porque apesar dos cabelos brancos ou da falta deles, ainda lá está o espírito brincalhão, ainda lá estão os rapazitos atrevidos e as miudas divertidas. Regressei de lá, já tarde, com aquele sentimento de gratidão pelos anos vividos e compartilhados. Também com um aperto no coração, porque o tempo continua a fazer tic-tac e as pilhas não são Duracell ...

sábado, novembro 14, 2009

DIGAM-ME, ÓH ENTENDIDOS DESTAS COISAS : SERÁ INEVITÁVEL ISTO ?


Muitos dos políticos em Portugal, sobretudo dos que militam nos partidos ligados ao poder, perderam já o norte. Perderam a vergonha, perderam o bom senso e em seu lugar, deixaram crescer um forte sentimento de impunidade. A forma como discutem e argumentam há muito que transpôs o limiar da inteligência, do rigor e da verdade. Importa-lhes a todo o custo defender o partido porque, no fundo, o partido é o tacho. E se não é o tacho, em termos materiais, é pelo menos a fonte do reconhecimento e realização pessoais.
Pergunto, angustiadamente : há alguma forma de modificar esta gente ? Há alguma forma de trazermos de novo a decência e a honestidade para esta arena ? Será possível colocar nestas cabeças que o objectivo deles deve ser o nosso bem estar colectivo e não o bem estar pessoal deles e das famílias ??
Não me chamem extremista nem alarmista por favor, mas o cheiro que me chega desta gente é nauseabundo.

quarta-feira, novembro 11, 2009

UMA ESTRANHA FORMA DE FAZER JUSTIÇA

Já perceberam agora para que devia servir o segredo de justiça ?
Se não tivesse havido aquelas fugas, não estaria agora o sr. Presidente do STJ e o sr. Procurador-Geral no meio de um lindo molho de bróculos. Assim, vão ter que explicar muitas coisas, por exemplo os porquês da invalidação das escutas e o que raio continham as mesmas.
Faça-se aqui uma simples reflexão : então, se as escutas ao PR, PM e não sei quem mais têm sempre de ser pré-autorizadas pelo Presidente do STJ, que fazer quando, como foi neste caso, se “tropeça” numa qualquer ilegalidade ( suponhamos que é o caso ... ) de uma dessas entidades, no momento em que se escuta uma outra pessoa ? Manda-se a questão para o lixo ?
E como será possível obter a anuência do sr. Presidente do STJ para uma escuta destas antes de se conhecer qualquer indício de ilegalidade que, por sua vez, só se conhecerá se a escuta for feita ?
Hummmm, parece-me, à primeira vista, que arranjaram aqui um bom nó cego. Apenas parece que, por mais que nos queiram convencer do contrário, a Justiça não trata todos de igual maneira ...
Bem, mas nem sequer era esta a orientação que eu tinha em mente para estas palavras. A minha estranheza é diferente e tem a ver com a essência das pessoas e dos princípios. Só posso dizer isto : se fosse eu a ter tido conversas com o sr. ( dr. ? eng. ? ) Armando Vara, garanto-lhes que seria EU, nesta mesma hora, a exigir ao Presidente do STJ e ao sr Procurador-Geral que tudo fosse aclarado, incluindo o conteúdo das conversas.
Mas isto sou eu, claro, que não tenho amigos influentes nem me ralo nada com o grande buraco nas contas do amigo Joaquim ...

domingo, novembro 08, 2009

CORRUPÇÃO E SEGREDO DE JUSTIÇA

De todas as reacções ao recente caso de corrupção envolvendo ex-políticos ( do PS, neste caso ) convertidos em gestores, acho particular piada aos que se mostram muito preocupados com as quebras do segredo de justiça.
De facto, essas pessoas não se mostram indignadas com a crescente disseminação do virus CORRUPÇÃO na nossa sociedade ; também não me parecem particularmente apreensivas quanto á proximidade perigosíssima entre essas pessoas “infectadas” e os centros do poder político ; finalmente, não os oiço censurar as “ligações perigosas” dos políticos que vão ocupar cargos de gestão em organismos públicos ( e privados ) ...
Não, esses senhores estão preocupados é com aqueles que deixam sair esses factos para o conhecimento público. Ou seja, o mal não está na coisa em si ( na corrupção ), o drama reside na difusão pública da coisa.
Admito que não seja exactamente esta a leitura dessas pessoas. Contudo, se atentarem bem no que dizem, esta é uma interpretação legítima que imediatamente se retira.
Acresce outro ( grande ) pormenor : já alguém se preocupou em tentar perceber porque acontecem tantas fugas de informação ? Já ?
Para mim há uma razão óbvia. Se eu fosse investigador da PJ e descobrisse factos graves e ilicitos que envolvessem figuras gradas da vida política nacional, provavelmente também eu faria chegar ao conhecimento publico parte desses factos. Estão a ver porquê, não estão ?
Ah pois ... é que assim seria muito mais dificil alguém escamotear esses factos, ou esquecer-se deles debaixo de uma resma de papéis e de nunca mais chegarem a julgamento.
Pois ... assim vistas, as fugas de informação mais não serão que manifestações claras de desconfiança na máquina da justiça, em todas ou algumas das suas fases.
Não sei, ao certo, se é essa a explicação ou não, confesso.
Mas que faz todo o sentido, faz. O que não faz sentido é perante toda esta vergonha ( ou falta dela ) pormo-nos a lamentar a quebra do segredo de justiça ...

terça-feira, novembro 03, 2009

A MINHA GATA E O PRESÉPIO
Sim,eu sei que ainda é muito cedo, mas que querem, não resisti. Vinha um dia destes do mercado com a minha filha e vimos um presépio, numa montra. Olha, pai ... que bonito, não era giro lá em casa ? Era. Acabou mesmo cá em casa, depois de eu ter ficado uns euros mais leve. Uma vez em casa, para quê esperar ? Pomos já as figuras em acção, não há nenhuma lei contra, pois não ? E aí estão, o S. José, a Nossa Senhora e o Menino Jesus. Palpita-me que as vestes são um tanto ou quanto ricas e vistosas demais, não acredito que os pais do Menino se vestissem assim, naquela viagem. Mas que se lixe, não é isso que conta, pois não ? E confesso que esse Menino foi sempre um dos meus ídolos. Não tanto por se reclamar Filho de Deus, qualidade que em nada o ajudou a cumprir a sua missão, parece-me, mas sim por ser um Homem justo, bom, íntegro e apaixonado pela justiça social.
Bem, já me esquecia de algo importante : é que a minha gata também gostou das figuras. Gostou e até acho que percebeu a história. Olhem para ela, toda compenetrada ! A mim, sem ofensa nem blasfémia, parece-me que a Lili, a minha gata, deve ter reparado que não havia nem burro nem vaca no presépio e vai daí ... foi ela para lá. Assim, não há burro nem vaca ... mas há gata !
E viva o espírito de Natal, que para mim sempre foi o de celebrar o nascimento de um Homem como deviam ser todos !

domingo, novembro 01, 2009

É óbvio, para qualquer espectador atento da vida nacional, que o nosso Governo, em especial o Ministério da Educação, está a aplicar critérios muito estranhos no que respeita às Escolas e á gripe A.
Primeiro, veja-se o que eles dizem. Sustentam os responsáveis que não faz sentido suspender uma turma ou encerrar uma Escola a menos que a taxa de incidência da gripe nessa turma ou escola seja superior á que existe na comunidade que envolve a escola.
Palavras bonitas ... mas totalmente desprovidas de sentido. É que, se fizerem as contas, basta 1 aluno doente numa turma para que a taxa de incidência na turma ( 1 em 30 ) seja superior á da comunidade.
Então, porque não suspendem e não fecham ?
Agora li esta notícia :


Vêem ? As ditas autoridades do ME e de saúde pública NÃO estão mesmo interessadas em fechar turmas ou escolas. Por eles, é até não haver mais ninguém saudável nas turmas !!
Porque motivo será ? Haverá justificações técnicas ?
Não sei, mas duvido muito.
O que decerto o ME e o MS pretendem é evitar, A TODO O CUSTO, o alarme geral e o sentimento desfavorável na opinião publica de atirar os jovens para a guarda dos pais. Por isso, há que aguentar as aulas, devem pensar.
Quem se lixa ?
Para começar, os alunos ainda não infectados que existam na turma. Depois, os professores dessa turma. Mas tudo bem, isso já não preocupa o ME+MS, pois não ?
É por essa e por outras ( tais como os critérios de prioridades para as vacinas ... ) que considero a chamada “saúde pública” uma disciplina muito sui-generis, onde o individuo é frequentemente desprezado e deixado entregue aos bichos em nome de critérios altamente distorcidos e enviezados, sob a capa do interesse comum.
Porque raio é que qualquer ministro ou deputado deve ter prioridade sobre algum outro cidadão ? Faz assim tanta falta ? É só ver a facilidade com que se fazem novos ministros para perceber que é uma completa parvoíce, essa prioridade.
DAR ÁGUA A QUEM TEM SEDE
Não se consegue viver sempre com raiva, a odiar isto e aquilo. É simplesmente uma lei básica da natureza. E ainda bem que assim é, porque este nosso país cansa muito e eu já não tenho idade para andar sempre em pé de guerra.
Portanto, de vez em quando, meto férias e descanso dessas crispações de viver em Portugal e de não ser cego nem surdo.
Nessas alturas, tento sentir-me em paz com os outros e com o universo.
Desta vez, tive uma recompensa inesperada. Mão amiga fez-me chegar uma foto, alegadamente tirada na Austrália, durante este terrível surto de incêndios. Um bombeiro estende uma garrafa de água a um coala, e este bebe, com um olhar onde julgo ver reconhecimento, a sua pata na mão do homem. A foto está aí, olhem para ela e digam-me o que sentem.
Eu sinto um aperto enorme no coração e, ao mesmo tempo, vontade de chorar, chamem-me mariquinhas se quiserem. Depois, quando a racionalidade regressa e se sobrepõe á emoção, penso cá para os meus botões : porque é que nós só sentimos esta solidariedade algumas vezes e não sempre, para todos os seres humanos, bichos e plantas ? Porque é que tantas vezes nos esquecemos dos sentimentos básicos e agimos como feras ou mesmo como bestas ávidas de poder e dinheiro ?
Que raio, malta, as coisas podiam ser tão mais simples e boas para todos, se não andassem por aí uns quantos ( desculpem ) sacanas a querer tudo para eles ! E pronto, lá se foi o intervalo de paz, voltou a inquietude e a raiva surda ...

quinta-feira, outubro 29, 2009

GANÂNCIA E FALTA DE ESCRÚPULOS

Por vezes, dá a ideia de sermos um país divido em três partes : um terço são corruptos, outro terço são corruptores e os restantes são incompetentes, incapazes de colocar atrás de grades os outros dois terços.
Um país assim não vai a lado nenhum.

>

>

>

quarta-feira, outubro 28, 2009

Histórias de predadores
Uns estão em extinção e, para a sua sobrevivência, levamo-los em jaulas para recintos próprios ; os outros, estão em proliferação exponencial e, de uma forma ou de outra, acabam sempre por fugir da jaula. Semelhantes ? Nunca, nem pensar : uns são bichos lindos, nobres, a quem andamos irresponsavelmente a roubar o habitat ; os outros são bichos de ar sombrio, nada nobres e que não se deixam roubar, muito pelo contrário.

terça-feira, outubro 27, 2009

As barbichas na Direcção-Geral de Saúde
A questão da gripe A trouxe para a ribalta o director-geral de saude do Ministério da Saúde. E um dos seus três sub-directores.
Que me desculpem estes senhores, mas não resisti a pensar, ao olhar para as suas fotos : será que é obrigatório usar bigode e barbicha para ser dirigente na direcção-geral de saúde ? Ou é apenas por solidariedade do sub-director para com o chefe ? Ou é para criar empatias e vantagens na classificação no sistema de avaliação de mérito ?
Ou trata-se, afinal, de uma arma na luta contra a gripe A ? Em vez de máscara, a filtragem do virus é feita por capilaridade através da barba e do bigode ?
Seja o que for, gosto daquele estilo retro ...

sábado, outubro 24, 2009

Este estimável senhor, todos os anos pelo Outono, diz o mesmo. Este ano o mote é aquilo que ele chama de "realismo" salarial. Não sei por que carga de água este senhor se julga com direito a fazer estas recomendações, nem sequer sei se alguém o ouve e leva a sério.
Até posso admitir que este ano faz sentido o que diz, mas isso não muda a profunda indignação que sinto sempre que vejo este anafado senhor a dizer estas coisas. É preciso descaramento para alguém que ganha mais de 20.000 euros por mês vir falar em realismo salarial. É preciso descaramento, falta de vergonha e pudor. Repito: é preciso não ter uma pinga de vergonha na cara.
Será que este senhor acha que 20.000 euros por mês, no caso dele, é realismo salarial ? Até quando teremos que aturar pessoas destas ?

sexta-feira, outubro 16, 2009

POR VEZES, ATÉ ARREPIA VER TELEVISÃO !

Ouvi esta noite, na SIC, um comentador afirmar, com ar pomposo e de grande conhecedor, que as aulas de substituição foram um dos grandes marcos da política de ensino de José Socrates. Isso e o Ensino Técnico.
Bom, uma pausa para digerir o meu espanto.
Suponho que este aspecto é uma das explicações da mediocridade do nosso País no contexto europeu e até mesmo mundial. Temos sempre um tipo disposto a afirmar pomposamente coisas deste tipo. E até acreditam nelas.

Vamos lá ver.

Primeiro – as aulas de substituição são meras aulas de diversão dos alunos, apenas úteis para não lhes permitir andar pelas Escolas a gritar e a fazer asneiras. Em 80% ou 90% dos casos essas aulas são dadas por professores de outra área curricular que nas aulas fazem jogos, falam disto e daquilo ou mandam os alunos fazer coisas irrelevantes. Do ponto de vista educacional, as aulas de substituição NÃO valem um chavo.
Desafio : porque não pedem uma avaliação externa e independente a essas aulas ?

Segundo – ensino técnico ? Apenas digo isto : que ensino técnico ?

Se, como no caso deste comentador, estes são os pontos fortes de José Sócrates no Ensino, então estamos conversados, a política do Governo no Ensino foi absolutamente ineficaz.
Cada um que julgue por aquilo que conhece. Nada de mitos ou de marketing. Chega.
É preciso decência e fidelidade á verdade. Estou farto deste faz de conta, precisamos todos que o Ensino funcione. E não é assim que lá vamos.

quinta-feira, outubro 15, 2009

CRISE ? NADA QUE NÃO SE RESOLVA COM UNS DESPEDIMENTOZITOS !

Este Mundo não tem mesmo ponta por onde se lhe pegue. É ... redondo, não tem pontas. Ou melhor, até tem, mas não dá geito nenhum pegar no Mundo pelo cimo dos Himalaias. Não tem pegas.
Esta história das pontas porquê ? Porque acho que não existe nem esperança nem salvação para este Mundo. Lembram-se dos detalhes do princípio da crise, não lembram ? Os bancos e outras instituições financeiras a comercializar produtos financeiros que não valiam mesmo nada, sempre a preços crescentes, cotados em Bolsa a valores estúpidos ? Lembram-se também dos prémios gigantescos que os gestores de topo destes organismos auferiam , em percentagem do volume de vendas, e de como foi dito que isso precipitava as transacções sem sentido e sem o mínimo de sustentação ?
Lembram-se da euforia das bolsas com produtos tontos,sem qualquer conteudo ? Lembram-se de como tudo isso fazia lembrar uma gigantesca Dª Branca ?
Por ultimo, lembram-se de todo o Mundo começar a afirmar que era preciso mais regulação, que se tinha que acabar com estas coisas ?
Pois bem, que aconteceu, de real, de então para cá ?
Eu digo-vos : NADA.
Só palavras, apenas intenções.
Os bancos voltaram ao mesmíssimo esquema, estão a embalar para uma nova “bolha”, os gestores de topo voltaram a arrebanhar quantias fabulosas ( entre nós, até Pinto da Costa recebeu da SAD do FCPorto a módica quantia de 700.000 euros, da ultima época de futebol ! ), os off-shores estão nos mesmos locais ( que normalmente é em locais onde há shores ... ), os barrigudos do costume já reataram as mesmas operações financeiras que ninguém entende mas que continuam a render dividendos com dois digitos ... enfim, voltou tudo à mesma.
Tudo à mesma, não. Todo este dinheiro tem que vir de algum lado, uma vez que nenhuma destas operações financeiras produz, de facto, qualquer valor .
Tudo na mesma, não : o numero de desempregados aumentou em milhões, em Portugal e no Mundo inteiro, o numero de pessoas com fome no Mundo cresceu bruscamente, todos os desequilibrios sociais se acentuaram.
Então, no fundo e em síntese as crises são apenas isso, não é ? Momentos onde o grande capital se reacomoda e ganha forças, sacrificando para isso mais uns milhões de pessoas.
Ou não é ? Há por aí alguém que tenha argumentos sérios para me provar que não é assim ?
Já não tenho ilusões nem esperança. Apenas pergunto : será inevitável tudo isto ?

sexta-feira, outubro 09, 2009

NOTICIÁRIO DE RUA

Oh pá, leste que o Obama ganhou o Nobel da Paz ? Porra, o gajo até merece, anda pr’aí pelo Mundo a ver se consegue que a maltosa entre numa de conciliação e bola baixa. Acho bem.
O que já não acho tão bem é aquela de prenderem o Polanski, na Suiça, por um crime que ele cometeu há mais de 30 anos em Los Angeles. Que crime ? Olha, acho que o gajo aproveitou uma sessão de fotografias com uma miuda de 13 anos ( a mãe dela é que tinha pedido ) e acabou por comê-la. A ela, não à mãe. Prática de sexo com menor. A miuda, entretanto mulher madurona, já recebeu uma indemnização dele, já lhe perdoou totalmente mas a Justiça americana é assim : nada como ferrar o dente no gajo, agora. Não terão mais nada que fazer, lá em LA ? Já não há crimes, por lá ? Que porra, pá !
Ah, é verdade, as autárquicas ... tens visto as discussões na TV ? Chamam-lhes debates mas a mim parecem-me mais combates. Do caneco, pá. Aqui em Lisboa, o Santana atira-se ao António Costa com uma força do caraças. Que ele só sabe é oferecer bicicletas e pintar coisas parvas no chão, a fingir que são ciclovias. Nada de túneis nem viadutos nem parques subterrâneos. Que anda sempre a fazer as vontadinhas todas ao Governo, ele é na 3ª travessia do Tejo, nos contentores de Alcântara ... Terá razão, o gajo ? Cá para mim, há uma certa verdade nisto.
No Porto, ouvi uma grande discussão, mas a verdade é que não percebi nada. Só percebi que aquela senhora professora não é grande espingarda como aspirante a lider política.
OK, pá, também estou no ir, tenho ainda umas coisas para fazer. Ah, ainda uma ultima : leste umas coisas do Lobo Antunes, assim a jeito de uma biografia ? Não ? Também não perdeste grande coisa, nunca vi um escritor tão cheio de bílis para com os outros escritores, pá. Até parece que só ele é que sabe escrever. O que o gajo queria era o Nobel, em vez do Saramago !
Bem, pá, agora é de vez. Vou-me pirar. Ciao.
Vês a Selecção amanhã ?
Não vamos lá, pá, aquele Queiroz é ... olha, esse é que devia ter ganho o Nobel da Paz, no futebol ... eh eh eh eh ... Ciao mesmo, pá.

quarta-feira, outubro 07, 2009

POBRE LISBOA ESTA !

É definitivo, já não tenho dúvidas. O “centrão” político em Portugal esgotou as ideias, se é que teve alguma vez algumas. Portugal anda á deriva há longos anos por causa dessa incapacidade. Nem o PS nem o PSD alguma vez clarificaram ou divulgaram a sua ideia global de desenvolvimento do nosso país. Muito menos foram capazes de colocar o país no trilho certo para um objectivo sonhado.
O que é ainda pior é que nem sequer para uma cidade conseguem ter um projecto. Algum dos meus ( poucos ) leitores me saberá dizer o que sonham António Costa ou Santana Lopes para Lisboa ? Será que eles alguma vez tiveram essa ousadia ou limitam-se mesmo a vagos ideiais de túneis e bicicletas ?
Sabem o que vos digo ? Eu não ando distraido, vou muitas vezes para a cidade á beira do Tejo ... a quantidade de “monstros” urbanísticos a nascer em espaços privilegiados mesmo junto do Tejo, nas cercanias de Belém, é escandalosa ! Hotéis, condomínios, mais hotéis, cais de contentores, ainda não desisti de os ver transformar a Torre de Belém num hotel de charme !
Para mim, o dilema “antes Costa que Santana” é um falso dilema. Não queria nem um nem outro, obrigado. Nem a inefável e eternamente desenraizada Helena Roseta, nem o ex-bloquista e ex-bota-abaixista Sá Fernandes, nem o “chuta-para-onde-está-virado” do Santana Lopes, de resto um tipo simpático, nenhum desses senhores e senhoras me oferece confiança.
E contudo, o drama é que lá vou ter de aturar um dos dois, não é ?

quinta-feira, outubro 01, 2009

OS NOVOS VENDEDORES DE BANHA DA COBRA

A vida política moderna é uma selva de factos. Uns reais, outros nem por isso. Os personagens são muitos e variados : chefes dos partidos políticos e sua corte, Governo e seus milhentos actores, agências governamentais actuando de cara descoberta ou nem por isso, jornais, televisões e rádios, jornalistas, polícias de investigação, ministério público, tribunais, militantes de partidos, e, finalmente, o cidadão comum.
Tentar perceber as movimentações de todos estes actores e agentes é tarefa gigantesca e quase impossível, sobretudo porque nenhum deles parece muito interessado em actuações claras e bem visíveis. Na maior parte dos casos, nunca se sabe nada do que aconteceu, quer o caso vá a julgamento publico ( uma imensa MINORIA das vezes ) quer fique bem afastado dos tribunais. Não se sabe nada e muito menos se pode provar seja o que for. E mesmo que se prove alguma coisa, há sempre os recursos, as delongas mais ou menos artificiais, esperando que tudo se apague na memória das pessoas. Tudo isto porque a política, actualmente, nada tem a ver com a verdade das coisas, é apenas um jogo de sombras chinesas, onde umas quantas notícias ou boatos fazem surgir novos pseudo factos escondendo assim os verdadeiros.
A política virou jogo de marketing comercial. Grande parte dos políticos modernos jogam com imagens, com projecções mentais, com a criação de mitos e expectativas, com ilusões. Os vendedores de banha da cobra ( lembram-se ? ) desapareceram e deram lugar a estes novos artistas das ilusões.
Uma campanha política faz-se hoje exactamente como o lançamento de um novo CD para uma banda de pop : musica, videos, fumo, som, bandeiras em agitação permanente, segundos planos que vão aquecendo o publico até à entrada do artista, o delírio programado quando este entra, os sound bytes que emite, a milhares de watts de potência, enquanto o écran gigante dá a sua imagem enorme, piramidal, do tamanho da sua DESEJADA grandeza.
Voltemos á interpretação da realidade, uma vez que julgo ter já demonstrado ser impossível chegarmos á verdade dos factos, na selva política moderna.
Há ainda uma ou outra forma de tentarmos não ser enganados. Isso exige total descomprometimento e muita atenção. Um dos truques é perguntarmo-nos sempre, perante qualquer novo “facto”, A QUEM INTERESSA ESSE NOVO FACTO NESSA PRECISA ALTURA. Se o leitor aplicar esse método, vai ver que pode errar, uma vez ou outra, mas que acerta na maior parte das ocasiões.
Se o leitor aplicar essa metodologia de análise vai poder sobreviver melhor nesta selva e até talvez explicar aos amigos certas “maroscas”.
Tenha sempre em atenção, leitor : há factos que são reais e há factos inventados. Tanto para uns como para outros existem actuações de aproveitamento ou exploração de efeitos. Seja sempre frio, atento e muito crítico. Não se deixe embalar por emoções. Não deixe que o vendedor de banha da cobra lhe saque uns cobres valentes e, em troca, lhe entregue uns cobertores que se desfazem na primeira lavagem. Não seja crédulo nem ingénuo. Não desanime nem deixe de pensar quando ouve enérgicos desmentidos e protestos de inocência. VEJA SEMPRE QUEM FICOU A GANHAR, POR DETRÁS ESTARÁ SEMPRE O AUTOR DA BRINCADEIRA.

terça-feira, setembro 29, 2009

SER FILIADO NUM PARTIDO SIGNIFICA DEIXAR DE PENSAR ?

Tenho que dizer isto : é extraordinário como a pertença a um qualquer partido político estupidifica as pessoas. Nunca percebem nada do que os outros dizem, filtram sempre tudo o que ouvem e vêem com filtros cor de rosa ou vermelhos ou azuis ...
Por essas e outras é que eu nunca seria filiado em nenhum partido político : não quero ser obrigado a ser cego, surdo e mudo à verdade e à realidade.
Vejam, hoje, como os vários comentadores partidários ouviram a comunicação de Cavaco Silva. Perdem-se em rodeios, em pormenores irrelevantes, na oportunidade da comunicação, na sua eventual incoêrencia interna, eu sei lá ...
E, no fundo, Cavaco Silva foi tão simples e acutilante : não confia em Sócrates nem na actuação do PS e dá público testemunho da sua interpretação pessoal, acusando-os de fabricar factos e insinuações para desviar a atenção do País dos verdadeiros problemas.
A cada um agora a sua interpretação das coisas, com base nos factos conhecidos e nos antecedentes de comportamento político e ético das pessoas envolvidas.
E que se lixem as cores partidárias.

sexta-feira, setembro 25, 2009

A DEMOCRACIA ESTÁ REFÉM

No Portugal de hoje há uma degradação tremenda de valores morais e éticos. Ou melhor, de substituição dos antigos valores por novos, mais adaptados aos interesses dos intervenientes. Para mim, esses novos valores tresandam, são uma vergonha completa. Mas parece que não é a opinião da maior parte das pessoas.
Cresci e formei-me como homem no culto de coisas como a verdade, a verticalidade, a isenção, a independência, a superioridade dos valores morais sobre o culto das riquezas. Hoje, não se hesita em mentir, em dar cambalhotas morais, em passar a vida a fazer vénias e fretes, só para usufruir de umas quantas benesses. Os grandes objectivos há muito que deixaram de ser o bem público, passando definitivamente para o bem individual ou de grupo de interesses. E parece-me, infelizmente, que não há nada que se possa fazer para mudar isto. Estes ultimos anos então foram mesmo catastróficos. Todos vimos como, crescendo neste caldo de uma cultura viscosa e cinzenta, chegaram ao poder pessoas de formação humana e ideológica muito escassa, extremamente ambiciosas, arrogantes e autocráticas. Arrepia-me pensar que voltaremos a gramar mais do mesmo. Meu Deus ...

segunda-feira, setembro 21, 2009

VOTO COM DUPLA NEGATIVA

Garanto-vos : não tenho a mínima ideia do partido em que irei votar.
Apenas sei aquele em que não irei votar, faça chuva ou faça sol. Podem vir agora tentar amedrontar-me com a direita, podem vir agora exibir arrependimentos tão tardios quanto hipócritas, podem mesmo fazer o pino em plena Baixa : não voto neste PS doentio, direitinha e cheio de raivas contra nós, portugueses ! Ou pensam que me esqueci ?
Mais, meus amigos : também não vou votar no outro, dito da esquerda pensante e com charme, dados os zuns-zuns persistentes de que poderão vir a ser a muleta de Sócrates. Já vi coisas dessas acontecer com esses senhores, por exemplo na Câmara de Lisboa e também não me apanham nessa.
E aqui está : estou atrapalhado com o meu voto.

sábado, setembro 19, 2009

É LEGÍTIMA A FIFELIDADE PARTIDÁRIA ATÉ NOS TRAIRMOS A NÓS PRÓPRIOS ?

Sempre admirei Manuel Alegre. Pela sua coragem e coerência pessoais. Como poeta, também. Até nos seus hobbies, como pescador. Chorei, não me envergonho de o dizer, quando li o seu livro sobre o seu cão. Mas com isto não posso concordar : é uma vergonha ver Manuel Alegre defender Sócrates. É doloroso. É surrealista.
Manuel Alegre afirma que entre M. F. Leite ( a direita, para ele ) e Sócrates prefere a esquerda possível. Esquerda possível ?? É alguma figura poética ?
Porra, Sócrates é que é a direita POSSÍVEL neste país, Manuel Alegre ainda não percebeu ?

sábado, setembro 12, 2009

SOMOS IGUAIS À SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL : GOLOS NÃO É CONNOSCO !

Entre os portugueses e a selecção nacional de futebol há uma enorme e surpreendente identificação. Não essa infeliz e pacóvia história da bandeira nas janelas e nos carros, pobres patetas faiscantes de orgulho pátrio, mas uma identificação de causas, procedimentos e consequências. Na selecção, abundam os craques, com provas dadas nos milionários clubes onde jogam, louvados e adorados pelo mundo fora. Cada um deles, isolado, é um mago do futebol. Todos juntos, são uma selecção medíocre, fracota, sem objectividade e produtividade. O actual treinador, lembra um daqueles políticos que tudo promete, passa a vida a dizer-nos para termos esperança mas ... é o que se vê. Qual é a semelhança profunda ? Nós, como povo, somos exactamente iguais. Cada um de nós é um profissional competente ( enfim, uma maioria ... ) mas em equipa somos um desastre. O nosso treinador-primeiro-ministro é tal e qual o outro da selecção : é o azar, é a finalização deficiente, são os árbitros ... Enfim, já viram ? Não se admirem pois com os fracos resultados da selecção, afinal eles são portugueses ( ou brasileiros, o que vem a dar no mesmo ). Nem com os ainda mais fracos resultados económicos e sociais do país.
É mesmo assim : trabalhar em equipa não é connosco.

domingo, julho 26, 2009

A BOLSA DE MERCADORIAS ... PERDÃO, DE PROFESSORES !

O Ministério da Educação ( ME ), entre muitas outros dislates, tropelias e quase anedotas que deu à luz este ano, modificou certas regras do concurso de professores, numa fase próxima da que estamos, a que apelidou “bolsa de professores”, com o peculiar estilo elegante e que tanto amor revela pelos professores. Assim mesmo : bolsa de professores, tudo misturado, tudo ao barulho. O ano passado, o ME ainda se dava ao cuidado de dar uns dias às Escolas para pedirem os profs de que necessitavam e só então processava esses pedidos em função das preferências por Escolas declaradas pelos respectivos profs.
Este ano não : assim que uma Escola apresenta um pedido, esse pedido é imediatamente processado e é escolhido o primeiro prof da lista que indicou essa Escola nas suas preferências.
O leitor menos familiarizado com estas coisas dirá : pois então, não está certo ? Que mal tem ?
O ME afirma, em recente esclarecimento, “o procedimento de colocação assegura assim uma colocação mais rápida com respeito pelas preferências e graduação dos candidatos”.

Nada mais falso. Completa mentira. Suponham um dado prof que é o primeiro na lista ordenada. Esse prof indicou 50 Escolas para onde desejaria ser colocado, por ordem, da sua maior preferência até à menos desejada. Na 50ª posição, a sua ULTIMA preferência, indicou a Escola X.
Pois bem, por uma questão aleatória, totalmente fora do controlo dos profs e até do próprio ME, a Escola X é de facto a primeira a apresentar a necessidade de um horário do grupo do nosso prof. Conclusão : o nosso prof é imediatamente colocado ( porque é o 1º da lista ) na Escola X, que é a sua ULTIMA escolha...
No minuto seguinte, a Escola Y declara também a necessidade de um prof do mesmo grupo lectivo ... e essa Escola figura em primeiro lugar na lista de preferências do nosso prof ! Mas é tarde, o nosso prof, por um minuto, vai parar à sua ultima escolha e não à primeira !!!

É a isto que o ME chama respeito pelas preferências dos candidatos ?

Sabem qual é o meu dilema ? Ainda estou para saber se quem faz estas normas é mesmo capcioso e conseguiu finalmente reduzir os profs à categoria de mercadoria ou se, pelo contrário, é totalmente idiota e incompetente.
Que acham ?

sexta-feira, julho 24, 2009

TARDOU, MAS ARRECADOU !

Ora aí está, assim, sim ! Isto é que é um Provedor de Justiça, pá !
O homem, mal entrou no gabinete, mandou logo uma dúzia de pessoas prá rua ! Gajos afectos ao regime que sabotavam a Provedoria ? Gajos corruptos ? Gajos que estavam prá ali sem fazer nada, de mãos nas algibeiras ?
Nada disso. Parece apenas que o pessoal tinha sido indevidamente contratado, e então o senhor provedor manda-os para o desemprego e que se amanhem.
Ora tomem. É o que faz colocar certas pessoas em certos cargos. Temos a mania de ir buscar gajos com formação jurídica ou económica para certas funções, é no que dá !
O senhor Provedor de Justiça começa a sua carreira com um acto gratuito ... de injustiça.
Deixem-me fazer a mesma pergunta que ando a fazer há anos : mas estes tipos estão todos doidos ou sou eu que estou doido ?

terça-feira, julho 14, 2009

ASAE : a emulação do estilo de Sócrates

A ASAE veio outra vez a público, desta vez porque o Tribunal da Relação de Lisboa a considerou inconstitucional.
Pouco me interessa essa tomada de posição da Relação de Lisboa, porque é inoperante e pouco útil. Agora quanto à ASAE, a coisa é mais complicada ...
A ASAE é a outra face de Sócrates. A face gémea, cuja filosofia foi directa e despudoradamente copiada da do primeiro-ministro. Tal como Sócrates, a ASAE começou o seu reinado contra os portugueses. Não mandatados por eles, na procura do bem comum, mas antes emboidos de uma inexplicável raiva e de um inusitado ódio contra muitos portugueses. Quem é que acredita que a ASAE persegue objectivos de sanidade e melhoria das condições sanitárias de restaurantes e coisas do género ? Quem é tão crédulo e ignorante que olha para a postura física do director da ASAE e não percebe imediantamente outros objectivos, outras motivações, outros designios ?
Pessoalmente, rejeito a forma arrogante, despótica e autista que tanto Sócrates como a ASAE utilizaram na relação com muitos portugueses que lhes pagam o salário e que deles esperavam outras medidas. Desprezo esses resquícios tardios da omnisciência e omnipotência salazarista. Odeio essas posturas de deprezo pelos outros, sobretudo pelos mais fracos, trazidas para o palco do poder político por Sócrates e obscenamente copiadas pelo homem da ASAE.
Ainda por cima, arvorando-se ambos em “grandes” homens, coisa que, obviamente, nem um nem outro serão “jamais”, na minha opinião. E aqui é mesmo “jamais”, peço desculpa ao sr ministro das obras públicas ou equipamento social ou lá o que é.

quinta-feira, junho 18, 2009

QUÃO BAIXO O HOMEM É CAPAZ DE SER ?

Por vezes, chega ao meu conhecimento a história de cães e gatos que foram abandonados pelos donos aqui ou ali. Não sei bem porquê, mas ao olhar para as fotos dos bichos sinto uma imensa tristeza e, ao mesmo tempo, um ódio tremendo quanto a esses tais donos. Não usemos eufemismos : é ódio mesmo o que sinto. Seria capaz de lhes bater, se presenciasse a cena. Bater a sério.
Naqueles olhos dos cãezitos e gatos lê-se uma agonia tremenda, uma grande incompreensão, uma dor mansa e submissa que me deita completamente por terra. Tivesse eu uma quinta em vez de um apartamento em Lisboa ( onde já habitam 2 gatos ) e acho que recolhia essa bicharada toda.
Mas não queria falar de mim, queria interrogar-me e interrogar-vos sobre quem são essas pessoas capazes de ter um cãozito em casa durante anos e depois, sem mais nem menos, ir à serra de Sintra largar o bicho. Que raio de gente é esta ? Serão nossos iguais ? São homens e mulheres como nós ? São gente ?
Desculpem-me leitores : o raio que parta estas pessoas ! O diabo que as leve !
Mesmo na minha idade, se vir alguém a fazer isso podem acreditar que trago o cão ou gato mas o tipo, esse, fica lá, com um tronco pela cabeça abaixo !

quarta-feira, junho 10, 2009

COISAS DE HOMENS OU PERIPÉCIAS DA POLÍTICA ?

Há uns anos atrás, Cavaco Silva, então Primeiro-Ministro, recusou conceder uma pensão por mérito á viuva de Salgueiro Maia, numa ocasião em que foram concedidas pensões do mesmo tipo a dois antigos agentes da PIDE-DGS.
A recusa levantou celeuma na altura.
Cavaco Silva teria então as suas razões, quero eu acreditar, embora delas discorde total e veementemente. Se houve alguém neste País que nunca quis nada para si, nem honrarias nem benesses, foi Salgueiro Maia.
Mas se Cavaco Silva tinha então as suas razões, que se passou entretanto que fez com que hoje se perfilasse, com um ar solene e compungido, perante o monumento a Salgueiro Maia, na cidade de Santarém ?
Apetece lembrar Shakespeare e dizer que o Mundo é um imenso palco e todos os homens e mulheres simples actores.
Ainda assim, a alguns desses actores é exigível uma maior constância na sua representação, creio eu.
DIZ-ME QUEM SÃO OS TEUS HERÓIS, DIR-TE-EI QUEM ÉS !

A realidade em Portugal tem laivos de surrealismo.
Dois dias depois do eleitorado ter dito ao sr. Primeiro-Ministro que não aprecia mesmo nada a sua pose arrogante e autoritária, que não gostou da sua deriva para a direita, dois dias depois de muitos, mesmo muitos eleitores terem deslocado o seu voto para a esquerda ( para o BE e PC ), dois dias depois desta ensaboadela ... eis que é tornado público que o sr. Presidente da República irá condecorar, no 10 de Junho, uma organização sindical, a UGT !
Depois de tudo o que tem sucedido, considerando a actuação conhecida da UGT e o reduzido numero de trabalhadores que representa, só se pode pensar que a condecoração tem por objectivo dar-lhe, na “secretaria”, o estatuto político-social que aquela central sindical não quis ou não soube conquistar no terreno.
É como atribuir a Torre e Espada a quem nunca entrou em combate.
Há só um pequeno senão : as condecorações estão hoje ainda mais desvalorizadas que o dólar. Coisas como esta não vão mudar nada. A UGT vai continuar com a mesma imagem, na cabeça dos trabalhadores portugueses, e a condecoração atribuida perde um pouco mais de significado.

quinta-feira, junho 04, 2009

UM VÔO TRÁGICO

Aquilo que sei sobre aviões não é muito, mas é alguma coisa. Sobretudo, não acredito em bruxedos. Podem ter a certeza que agora, ao escrever estas linhas, as pessoas e organizações responsáveis pela investigação aeronáutica do acidente sabem mais do que aquilo que deixam passar para a comunicação social.
Uma análise sumária e simplista constata que a tripulação do avião não teve tempo para qualquer comunicação rádio. Os dispositivos automáticos de localização do avião ficaram imediatamente fora de acção. Os destroços entretanto encontrados estavam bastante afastados uns dos outros.
Sabem qual é a hipótese mais consentânea com todos estes dados ?
Explosão a bordo. Súbita e violenta.
Se arredarmos a hipótese de terrorismo ( a acção já teria sido reinvidicada ), resta-nos uma explosão provocada pelo combustível. Toneladas de combustível. Muitas.
Já não é a primeira vez que tal sucede. Lembram-se do célebre TWA 900, salvo erro ? Explosão a bordo, nos vapores de combustível, provocada por uma qualquer faísca não identificada. Os circuitos de ligação à terra dos depósitos foram todos melhorados, depois disso, creio eu ... mas, na minha opinião, é algo que é hoje ainda um forte perigo nos aviões, sobretudo em zonas de forte intensidade eléctrica.
O combustível que os aviões levam é uma perfeita bomba a bordo, em caso de algo correr mal. Aguardemos pelo resultado do inquérito.
Que descansem em paz todos os que seguiam a bordo e tiveram uma morte tão inesperada e desnecessária. Oxalá tudo tenha sido muito rápido, como parece.
Não deixem de voar, por causa deste acidente. Afinal, viver tem sempre perigos : atravessar a rua para ir beber um café ou ir de carro, pela autoestrada, para qualquer sítio. A percentagem de acidentes fatais na aviação comercial é ainda, de longe, muito reduzida, acreditem.

PS – vou votar, como sempre, mas nem me apetece falar destas eleições. Ao que nós chegámos !

quarta-feira, junho 03, 2009

AFINAL, O PROBLEMA DA JUSTIÇA EM PORTUGAL SÓ EXISTE PORQUE A IMPRENSA O INVENTOU !

O juiz-conselheiro Noronha do Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, no decorrer de uma cerimónia pública, veio hoje esclarecer os portugueses : afinal, é a imprensa a responsável pela opinião desfavorável que existe na sociedade portuguesa sobre a Justiça.
Para mim, são opiniões destas que fundamentam o juízo que eu faço sobre a justiça portuguesa. São opiniões destas, autistas, completamente erradas, provenientes do presidente do STJ que me deixam estarrecido... então aqueles senhores ainda não viram que a justiça está completamente desacreditada no nosso país ?? Ainda têm dúvidas ? Como é que isto é possível ? Agora são os jornais é que ... ?

Haverá um só português que ignore que os casos de justiça, em Portugal, demoram LARGOS ANOS a serem julgados ? Haverá quem acredite na total isenção de todos os seus agentes, isto é, haverá alguém tão distraído que não perceba a enorme diferença, em termos de acesso á qualidade da justiça, entre um pobre diabo qualquer e um senhor director-geral, ministro ou mesmo apresentador de televisão ?
Haverá quem nunca tenha presenciado a enorme falta de humildade e mesmo prepotência com que o vulgar cidadão é tratado numa sala de tribunal, como se o juíz fosse um monarca absolutista , em contraste com a forma como são tratados presidentes de Câmara, por exemplo ?
Haverá alguém que ainda acredite que os agentes da justiça ( ministério publico e magistrados judiciais ) não têm qualquer culpa na forma de funcionamento do sistema, e que a culpa é apenas dos legisladores ?

O leitor já alguma vez leu todo aquele articulado pungente que procura fortalecer as sentenças ? Incrível : nem um santo consegue digerir aquilo, parece um filme do António de Oliveira, daqueles mais parados ... depois não se admirem, quanto tempo leva uma “peça” daquelas a congeminar e a escrever ?
É absolutamente fantástico, digo-lhes. Tentem um dia ler uma coisa dessas para saberem do que falo. Mas armem-se de paciência, hem , porque a coisa dá voltas e mais voltas lógicas, é retorcida como a curva de Mobius, antes de vir dar ao principio.
A sensação que retive, de alguns exemplos que li, é que o juiz não conhece bem a estrada nem tem GPS. Enfim.

Será assim tão dificil endireitar este subsistema da justiça ?
Com base na minha experiência pessoal, de alguém que ajudou a reformular alguns sistemas complexos envolvendo comportamentos humanos, é quase certo que, quando há um sistema de mudança muito dificil, é porque os seus agentes não estão a participar na mudança ou estão mesmo a fazer contra-vapor.

Qual será a verdade ?